Esqueci minha senha
Dia de Santa Teresa d´Ávila, padroeira dos professores

Diocese de Barretos - 15 de outubro de 2024

Dia de Santa Teresa d´Ávila, padroeira dos professores

Dia de Santa Teresa d´Ávila, padroeira dos professores

Compartilhar


Sendo o dia dos professores comemorado no Brasil em 15 de outubro, a sua principal padroeira é a própria santa do dia, que não é nada menos que Doutora da Igreja: a espanhola Santa Teresa de Jesus, também chamada de Santa Teresa de Ávila. Mas ela não é a única santa associada a especiais intercessões em favor dos professores: outros grandes nomes católicos da cultura, do conhecimento e da educação também são venerados como seus padroeiros, em especial o célebre educador São João Batista de La Salle, a jovem mártir Santa Úrsula e o maior teólogo de todos os tempos, São Tomás de Aquino, que é também padroeiro dos estudantes. No fim das contas, é claro que não há nenhum santo que não seja padroeiro de quem tem a imprescindível missão de ensinar, educar e formar crianças, jovens e adultos para desenvolverem harmoniosamente todas as dimensões de uma pessoa humana integral!

Santa Teresa de Jesus, pedagoga de excelência no caminho da oração e da espiritualidade, é padroeira dos professores por conta da sua maestria em lidar com as pessoas para auxiliá-las no caminho rumo a Deus. Essa grande líder nasceu em 1515 e morreu aos 67 anos, em 1582, na sua Espanha natal.

Entrou na ordem carmelita aos 20 anos e deixou um legado inestimável não só para o Carmelo, mas para a Igreja inteira em termos de mística cristã. Arrebanhava muita gente para experimentar o amor de Cristo e retransmiti-lo ao próximo. Seu testemunho renovador atraiu grande número de vocações à vida consagrada como carmelitas descalços, ordem na qual fundou mais de 30 conventos. De fato, ela capitaneou uma reforma em sua ordem para restaurar uma vida religiosa mais simples, despojada e fiel ao carisma original, o que a obrigou a encarar desafiadores preconceitos numa época em que a mulher tinha bem menor acesso a papéis de protagonismo na sociedade (Por: UFV, Universidade Federal de Viçosa).