Esqueci minha senha
A estupenda arte de curar em Barretos

O Diário - 18 de outubro de 2024

A estupenda arte de curar em Barretos

A estupenda arte de curar em Barretos

Compartilhar


Há uma anedota do médico e seu paciente. O médico disse sorrindo:

- Não se preocupe. Uma vez peguei essa mesma doença.

O paciente respondeu de pronto:

- Sim, pode ser, mas você não tinha o mesmo médico que eu.

A festa litúrgica do evangelista São Lucas assinala o dia do médico. Hoje, a diversidade das enfermidades, as exigências especificas de cada doença, as transformações tecnológicas, culturais e sociais têm chamado o médico a uma realidade dinâmica.

A arte da cura faz parte da vida humana. Hipócrates, nascido na Grécia em 460 a.C. é considerado o pai da Medicina por suas explicações míticas quanto aos problemas de saúde e de como curar doenças.

O contexto barretense é completo, diverso e produtivo. O corpo clínico dos hospitais e clínicas envolve diferentes especialidades. Cada vez mais, os médicos atendem demanda dos diferentes quadros e estágios de doença. Barretos tem hospitais e faculdade de medicina. Um centro internacional de aprimoramento está em operação junto a Fundação Pio XII.

Diante do aumento de pacientes, há exigência de médicos mais estudiosos, capacitados, equilibrados e motivados. A característica do médico barretense sempre foi seu elo de proximidade, atento mais ao ser humano que sua doença, mais zeloso com a vida do que com fragilidade humana, sabendo que a dor que dói no outro é única e especial.

A data de 18 de outubro em Barretos chama a refletir sobre a melhoria contínua das condições de trabalho do médico, o aprimoramento do atendimento aos pacientes e a competência para uso dos avanços da ciência e da tecnologia para a defesa da vida.