Crianças e adolescentes devem ser imunizadas contra dengue
luis.martins - 18 de outubro de 2024
Vacina está disponível nas unidades de saúde para públicos específicos
Compartilhar
Levantamento da Vigilância Epidemiológica do município de Barretos, aponta que 616 crianças e adolescentes tomaram somente a primeira dose contra a dengue e ainda precisam ser levados a uma unidade da saúde para receber a segunda.
“A recomendação do Ministério da Saúde é que a segunda dose seja aplicada três meses depois da primeira. Se esse prazo já passou e a segunda dose estiver em atraso, os pais devem levar a criança ou adolescente para concluir essa vacinação o quanto antes”, afirma Manuela Theodoro Ribeiro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Ainda de acordo com ela, seguir as orientações é importante para que o imunizante ofereça proteção de forma eficiente. Essa vacina é recomendada tanto para quem nunca teve a doença, quanto para quem já contraiu dengue.
PRIMEIRA
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que ainda não receberam nem a primeira dose da vacina contra a dengue também devem ser levados a uma unidade para serem vacinados.
OUTRAS
Toda a população pode procurar uma unidade de segunda a sexta-feira para que profissionais da sala de vacina confiram a carteirinha, mantendo atualizada a proteção contra várias doenças, levando em conta as doses previstas para cada faixa etária.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>