Veja por quê Deus resiste aos soberbos
Diocese de Barretos - 24 de outubro de 2024
Veja por quê Deus resiste aos soberbos
Compartilhar
(Por: Diácono Lombardi)
Se uma pessoa se comporta de tal forma que se põe acima das demais, altiva, por vezes arrogante, com ares de superioridade, significa que ela está possuída por um dos vícios e pecados capitais mais odiosos, chamado Soberba. E não são poucas as pessoas que agem assim, e são encontradas por todos os cantos. Alguns exemplos:
Patrões soberbos são os que se julgam superiores aos seus empregados, e não têm escrúpulos em humilhá-los por qualquer falha, inclusive em público, na frente dos demais.
Racistas ou xenófobos: agem com preconceitos, rejeitam aqueles que vêm de nações pobres, afrodescendentes, orientais etc, com os quais evitam se misturar ou mesmo contratar para serviços autônomos ou em suas empresas.
Muitos integrantes de religiões diversas que estão imbuídos de intolerância religiosa para com os demais, e se sentem justos e salvos por seus próprios méritos.
Todos os que se vangloriam de seus bens e posses, que dizem ter conquistado com muito esforço, estudos, sabedoria, e por isso se acham até no direito de se exibirem com ostentação, justificando-se que tudo o que têm se deve ao seu próprio trabalho.
Soberbos também o são tantos quantos vivem atrás de honrarias e louvores, geralmente até porque gostam de aparecer na mídia em geral como prestimosos benfeitores de instituições beneficentes, e por suas ações comunitárias. Elogios e palmas se tornam seu tornam seu objetivo maior.
Esses poucos exemplos já dão uma ideia de como a Soberba é um vício mortal, despercebido por seus usuários, que assim ignoram essa doença maligna que os estão corroendo internamente, e podem lhe provocar uma perdição eterna, caso não procurem se tratar espiritualmente o mais rápido possível, porque “Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes” (Tiago 4,6). Deus dispersa os orgulhosos (Lucas 1,51).
Pode-se considerar o Orgulho como o pai de todos os pecados, característica de quem, desrespeitando as normas do Criador, elabora as próprias leis e as pratica, fazendo-se assim deus de si mesmo. Essa atitude faz com que a pessoa se torne soberba, ou seja, não só superior às demais pessoas e crenças dos mais variados matizes, mas superiora ao próprio Deus. Nesse caso, até as nações são vítimas da Soberba, quando põem em prática Constituições, Decretos e Normas que violam os mandamentos divinos.
Os soberbos são espiritualmente obesos, incapazes de passar pela porta estreita da salvação. Para o conseguirem, seria necessário um enorme regime com o objetivo de emagrecer de seus vícios tão calóricos, passando a usar os medicamentos amargos e exercícios espirituais das virtudes, dentre as quais se destaca a Humildade. Esta se caracteriza em se entender que veio do pó e ao pó voltará, que sem Deus ela é uma casa sem alicerce, destinada, portanto, à ruína. Precisam se converter com urgência, enquanto é tempo.