Passo fundamental para Barretos como estância turística
O Diário - 22 de outubro de 2024
Passo fundamental para Barretos como estância turística
Compartilhar
A consolidação de Barretos como estância turística passa por ações efetivas de diversos setores da comunidade, bem como do poder público. Neste sentido, a manifestação do empresário Carlos Miziara em defesa da possibilidade de funcionamento do comércio todos os dias do ano merece reflexão. Se a legislação hoje impede tal procedimento, que se avalie a conveniência da mudança.
O reconhecimento de Barretos como estância turística, consolidado em dezembro de 2021, foi fruto de engajamento e comprometimento com o desenvolvimento local e regional.
Em regra, as estâncias turísticas atraem visitantes em busca de lazer, cultura e entretenimento. Nesses municípios, a liberdade de funcionamento do comércio é fundamental para o desenvolvimento econômico e social, trazendo benefícios para todos.
A autonomia para o funcionamento do comércio contribui para a geração de emprego e renda. Estâncias turísticas costumam ter um fluxo intenso de visitantes, especialmente em feriados e férias. Permitir que os estabelecimentos abram suas portas em horários flexíveis é uma oportunidade de atender à demanda dos turistas e, ao mesmo tempo, garantir que os comerciantes possam maximizar as vendas. Isso fortalece a economia local, resultando em mais investimentos e melhores serviços para a população.
Em contrapartida, as cidades que adotam regras rígidas para o funcionamento do comércio correm o risco de perder visitantes para outras que oferecem mais opções e liberdade. Para manter o turismo ativo, é essencial que as estâncias se adaptem às necessidades dos visitantes, num ambiente acolhedor e dinâmico. Portanto, a liberdade de funcionamento do comércio é um passo fundamental para a Barretos de hoje e de amanhã.