Justiça condena integrantes de organização criminosa em Colina
luis.nascimento - 23 de outubro de 2024
Parte dos veículos de luxo apreendidos durante a investigação
Compartilhar
Grupo é envolvido em crimes de extorsão, usura e lavagem de dinheiro
A Polícia Civil confirmou que na segunda – feira (21), foi proferida pela justiça, a sentença condenatória no processo que apurou o envolvimento de quatro integrantes de uma organização criminosa em Colina, pelo cometimento de crimes de extorsão, usura e lavagem de dinheiro.
O trabalho é resultado de uma investigação desencadeada pela Delegacia de Polícia de Colina, comandada pelo delegado Gustavo Rodrigo Lopes Coelho.
Durante a investigação, iniciada no final do ano passado, foram realizadas duas operações sendo a primeira em outubro, que culminou com a apreensão de veículos de luxo e armas de fogo.
A segunda foi desencadeada no dia 21 de novembro, e visou o cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, uma vez que durante o desdobramento das investigações foi constatado a continuidade das práticas delitivas.
Também foram identificados quatro investigados, que se organizavam para os crimes, especialmente a realização de empréstimos de dinheiro, com cobrança de juros exorbitantes e prática de extorsões, com retenção de cartões de beneficiários de programas sociais.
Os réus foram condenados a penas que somadas se aproximam dos 70 anos de reclusão.
O sujeito líder do grupo foi condenado a 34 anos de prisão.
A justiça também determinou o perdimento de todos os bens apreendidos, especialmente veículos de luxo, por ligação ao delito de lavagem de dinheiro.
“ Nessa semana, foi proferida a sentença condenatória num processo resultante, da investigação desencadeada pela Delegacia de Colina, a qual ocorreu no final do ano 2023, que apurava-se na época o envolvimento de integrantes de uma organização criminosa, pela prática dos crimes de extorsão, usura e lavagem de dinheiro. No decorrer dessa investigação foi possível demonstrar o envolvimento dessas pessoas, todas elas residentes na cidade de Colina. Os quais realizavam empréstimos de valores, mediante a cobrança de juros abusivos e também realizavam graves ameaças contra devedores. Em decorrência disso, eles foram indiciados na época pelos crimes de organização criminosa, extorsão e usura. E agora ao final do processo em 1ª instância foi proferida a sentença condenatória. O líder desse grupo, foi condenado a uma pena de cerca de 34 anos de prisão, e os demais envolvidos condenados de 8 a 9 anos de pena cada um. Além disso foi determinado o perdimento de todos os bens apreendidos na época, sendo eles principalmente veículos de alto valores, veículos de luxo”, confirmou o delegado Gustavo Rodrigo Lopes Coelho.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>