Estratégia para produtores rurais
O Diário - 26 de outubro de 2024
José David é advogado, consultor e conselheiro de agronegócios. Contato: [email protected].
Compartilhar
Um dos conceitos mais abrangentes do mundo dos negócios é o da estratégia. Seu conteúdo compreende o planejamento de ações que buscam otimizar o uso de recursos, muitos deles finitos, visando o aumento da produtividade, a melhoria da eficiência e a sustentabilidade econômica do negócio.
Para o(a) produtor(a) rural, esse conceito vai além: envolve a análise de mercado, a escolha de culturas ou criações, a gestão financeira, a adoção de tecnologias e a identificação de oportunidades de expansão ou diversificação, sempre considerando os objetivos de longo prazo e as particularidades do ambiente rural. Uma boa estratégia direciona esforços, das variações climáticas até a gestão de preços.
Nesse sentido, a estratégia é fundamental, especialmente nos agronegócios de médio e grande portes. Nos primeiros, o foco reside na otimização de recursos, no acesso a novos mercados e no uso de tecnologias acessíveis para aumentar a produtividade. Já nos agronegócios de grande porte, a estratégia se mostra mais complexa, englobando a diversificação de mercados, o investimento em inovação, a sustentabilidade e a capacidade de absorver riscos.
Assim, trabalhar a estratégia significa perenizar os agronegócios ao longo do tempo, preparando produtores(as), sucessores(as) e os profissionais envolvidos no negócio para o enfrentamento dos grandes desafios atuais e futuros para o setor.