Volta das chuvas permite fim da captação de água de particulares
luis.martins - 30 de outubro de 2024
Estruturas feitas pelo SAAE para captação de água de empresas e fazendas serão desmontadas
Compartilhar
O superintendente do SAAE, Marcelo Borges, informou que a autarquia irá interromper a captação emergencial de água em mananciais e poços de propriedades particulares. A medida foi colocada em prática no final de setembro, em meio ao agravamento da crise hídrica. Representantes de empresas e propriedades rurais disponibilizaram seus reservatórios para garantir o abastecimento público, num acordo firmado com a prefeitura e SAAE e intermediado pela agência SP Águas (antigo DAEE), inicialmente pelo prazo de um mês.
“Com o retorno das chuvas e a consequente recuperação dos mananciais superficiais, as vazões desses corpos d'água atingiram níveis adequados para atender às demandas de captação necessárias. Diante dessa situação favorável, as transposições emergenciais foram cessadas, e será iniciado o processo de desmobilização dos equipamentos e estruturas temporárias utilizadas”, explicou o engenheiro.
Marcelo revelou também que, considerando a normalização das vazões dos mananciais e a retomada do abastecimento hídrico por meios convencionais, será proposta a revogação da portaria de racionalização do uso da água, que vigorou durante a seca severa que atingiu Barretos.ç
“No entanto, é fundamental lembrar que o uso consciente e responsável da água potável continua sendo uma prioridade. A escassez de recursos hídricos é uma questão recorrente, especialmente em períodos de estiagem, o que reforça a importância de práticas que evitem o desperdício. Assim, mesmo com a revogação da portaria, recomenda-se que a população e os setores econômicos mantenham medidas de economia, preservando a sustentabilidade dos recursos hídricos e garantindo o abastecimento seguro e contínuo”, completou.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>