FACISB disponibiliza projetos que ampliam vínculos com a comunidade
O Diário - 13 de novembro de 2024
ENSINO: Professora Rosimeire Ferreira Mendes e aluna Camila Verardino informaram sobre projetos da FACISB
Compartilhar
Extensão universitária e participação de alunos mudam realidade dos atendidos
A Faculdade de Medicina de Barretos (FACISB) oferece projetos que promovem o engajamento, vínculo e impacto positivo na comunidade. Entre as iniciativas, a extensão universitária permite que professores e alunos compartilhem conhecimento com a sociedade, em atividades voltadas à qualidade de vida. Segundo Rosimeire Ferreira Mendes, coordenadora do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social, a interação beneficia tanto a comunidade quanto os estudantes, que têm a oportunidade de aplicar seus aprendizados na prática. “O objetivo é manter o diálogo com a comunidade, transformar realidades e atender demandas locais”, disse. Em 2023, a FACISB impactou mais de 14 mil pessoas com suas ações de extensão. “Escolas, instituições e ONGs nos procuram para promover ações de saúde, cuidados com idosos e crianças”, destacou a professora. O Ministério da Educação exige que 10% da carga horária do ensino superior sejam dedicados à extensão curricularizada, e a FACISB cumpre esse compromisso ao enviar seus alunos para atuar nas comunidades, acompanhados por professores e preceptores. O Núcleo responsável pelas atividades de extensão e responsabilidade social da FACISB possui um Conselho Consultivo, formado, por representantes da sociedade civil, que ajuda a identificar demandas locais, direcionando a participação de turmas específicas para desenvolver atividades práticas.
DIVULGAÇÃO:
Desde 2014, alunos da FACISB escrevem artigos no Jornal O Diário sobre temas voltados à promoção da saúde por meio de linguagem acessível. Durante a pandemia, intensificaram a publicação de informações confiáveis em um período de desinformação e incertezas.
CASA ABERTA:
A FACISB realiza desde 2016 o projeto “Casa Aberta” para visitas de estudantes de Barretos e região, que vivenciam o ambiente acadêmico e participam de experiências enriquecedoras para sua formação.
Formação Humanizada e Prevenção:
Oportunidades e Impacto
Os alunos da FACISB têm a possibilidade de participar de alguns projetos, entre eles destacamos quatro projetos voltados à formação humanizada. O PAP (Projeto de Apoio às Populações) é uma ONG criada e gerida pelos alunos e que abrange os projetos Medicina Solidária, Projetos Manguinhos, Maloca, e o PAP Prevenção, com participação de estudantes de todos os anos.
PAP PREVENÇÃO:
A iniciativa em parceria com o Hospital de Amor, oferece prevenção contra cânceres de mama, colo do útero e HPV às mulheres de comunidades específicas de outros estados. Camila Verardino, presidente do PAP, explica que a Fundação realiza as análises dos materiais (exames) e direciona os resultados para unidades locais do Hospital de Amor.
MEDICINA SOLIDÁRIA:
Neste projeto, alunos dos primeiros anos da graduação arrecadam alimentos e produtos de higiene para instituições filantrópicas e Casas de Apoio. Este ano, as doações foram enviadas também às vítimas de desastres no Rio Grande do Sul.
MALOCA:
Focado na Terra Indígena Xacriabá, no Norte de Minas Gerais, o projeto realiza atendimentos de saúde especializados, abrangendo Medicina da Família, Oftalmologia, Ginecologia, Odontologia, Fisiatria, Psiquiatria e outros. As ações incluem testes para HPV, colocação de DIU e orientações sobre saúde feminina e amamentação.
MANGUINHOS:
Voltado à população em situação de rua, este projeto envolve parcerias com CRAS, CREAS e Casa de Passagem, visando promover saúde, socialização e acolhimento em datas comemorativas. Essas iniciativas refletem o compromisso da FACISB com a formação de médicos capacitados e conscientes do impacto social de sua profissão.