O gesto mais belo em Barretos
O Diário - 19 de novembro de 2024
O gesto mais belo em Barretos
Compartilhar
Uma visita ao Hemocentro da Fundação Pio XII é sempre encontrar os gestos mais humildes, humanos e amorosos. O garoto foi questionado:
- Você tem apenas 12 anos, o que está fazendo aqui?
- Eu sou doador de sangue e já tenho 16 anos...
A sala recebeu no sábado um “ônibus” com doadores, além de voluntários de diferentes cidades, idades e intensidades, mas todos com o mesmo sentimento de universalidade humana. Doa sem saber para quem. Doa sangue com o coração. As condições de saúde antes da doação são apuradas, inclusive de avaliação de doenças transmissíveis e glóbulos
Independente do exame indispensável, a disponibilidade, a coragem e a solidariedade “jorram” no ambiente fraternal.
- Hoje era um ônibus com 40 pessoas. Amanhã tem uma caravana de 70 doadores – comentou o agente do hemocentro do Hospital do Amor de Barretos.
Um caso excepcional foi registrado recentemente. Um doador de medula óssea aqui atendeu a demanda de um paciente fora do país. A doação de sangue é bem mais simples e direta do que a doação de medula óssea. O Brasil tem o Redome - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. O país tem ainda uma entidade – a Associação da Medula Óssea – a AMEO – com sede na capital paulista, que incentiva o “cadastro” de doadores.
O mais belo gesto de amor à vida em Barretos pode ser conferido no Hemocentro, com gente da cidade, da região e até de outros estados. Emocionante.