Esqueci minha senha
O comunicador e os experientes

O Diário - 20 de novembro de 2024

O comunicador e os experientes

O comunicador e os experientes

Compartilhar


As urnas sempre trazem o “sentimento municipal”, sendo eleito para o executivo um perfil do “momento vivido” pela própria comunidade. Guaíra reelegeu Antônio Manoel da Silva Junior – Junão -, Bebedouro reelegeu Lucas Seren, Terra Roxa reconduziu Ivan Reis. Em Jaborandi, o eleitor manteve no executivo Silvio Vaz de Almeida, que completou 66 anos dia 31 de outubro. Em Olímpia, Geninho Zuliani foi prefeito de 2009 a 2018, sendo deputado federal de 2019 a 2023. Em outubro, foi eleito novamente para o executivo da Cidade Menina Moça.

Em Barretos, o ano começou com duas opções: a candidatura à reeleição de Paula Lemos e disposição do ex-prefeito Emanoel Carvalho de retornar ao cargo. A prefeita desistiu e o ex-prefeito teve registro negado pela justiça eleitoral. Odair Silva entrou na disputa e foi eleito.

O cenário regional mostra que as cidades serão administradas “por experientes” gestores e a cidade sede por um “novato” na política, inclusive sem passagem pelo legislativo. O contexto possibilita de modo extraordinário que o barretense busque o aprimoramento e o aquecimento das relações regionais, a retomada de uma agenda positiva para as diferentes comunidades. A proposta deve partir de uma iniciativa de “um novo gestor” tarimbado na área da comunicação e ciente da difícil arte de aprendizado dos “meandros da política”. Leve o novo e escute os veteranos!

Não se deve cultivar a ideia de falta de tempo e espaço na agenda. A vontade política sempre é criativa e encontra soluções mágicas quando preciso. Talvez a reunião das lideranças do G-20 no Rio possa inspirar os dirigentes municipais da região, nem tanto para avaliar o que divide, mas o que une de forma categórica, dinâmica e transformadora.