Esqueci minha senha
Hospital de Amor abre Exposição “Scylla: Centenário de Amor”

jac.brito - 21 de novembro de 2024

A direção do Hospital de Amor de Barretos apresentou na manhã desta quinta-feira (21), a exposição “Scylla: Centenário de Amor”, que ficará exposta para visitação das 8h às 18h, na sede do IRCAD América Latina entre esta sexta (22) e o dia 28 de fevereiro de 2025.

Henrique Prata durante discurso no Hospital de Amor (FOTO - Tininho Júnior)

Compartilhar


Trabalho conta a trajetória da médica no trabalho de tratamento e combate ao câncer

A direção do Hospital de Amor de Barretos apresentou na manhã desta quinta-feira (21), a exposição “Scylla: Centenário de Amor”, que ficará exposta para visitação das 8h às 18h, na sede do IRCAD América Latina entre esta sexta (22) e o dia 28 de fevereiro de 2025. A curadora da exposição e catálogo,  Karla Armani Medeiros, disse que o material que retrata a história da Dra. Scylla Duarte Prata, que completa 101 anos no próximo sábado, dia 23, foi elaborado com o  apoio da família, amigos e equipe do Hospital de Amor e da jornalista Adelaide Lavanini que auxiliou em pesquisas de reportagens nos jornais da cidade.  “Nós começamos a trabalhar para levantar esse material desde o mês de abril, com vários meses de pesquisa. Eu assino como curadora, mas trabalhei como historiadora, onde pesquisei dentro da casa da Dra. Scylla, onde existe muito material que ela reuniu ao longo destes anos. Em contato com as fontes primarias, e conforme fui descobrindo objetos e jornais, fui me aventurando na história dela e tive a oportunidade de contar nessa mostra histórica e biográfica  que o Hospital está abrindo aqui no IRCAD”, destacou Karla Armani.

A exposição conta com documentos originais, fotografias expostas em painéis e com entrevistas que foram colhidas para a web série que leva o mesmo nome, onde é contada a vida da médica e fundadora do Hospital de Amor, com depoimentos dos filhos, netos, amigos, funcionários e admiradores  que será exibido no youtube do hospital em 10 episódios também a partir desta sexta-feira (23). “É um material para conhecer a história da Dra. Scylla que por muitas décadas desde a sua formatura em 1949 até quando parou de trabalhar”, explicou.

A filha Beatriz Prata Amêndola, disse que sua mãe tem uma trajetória surpreendente como médica, mãe e esposa. “Ela deixa um legado, onde você como como mulher pode atingir todos os círculos da vida. De uma profissional excepcional, de uma mãe, uma esposa e de uma mulher com uma cultura para uma época surpreendente. A gente fica com orgulho e só temos que agradecer”, destacou.

No sábado (23), às 11h, na capela do Hospital de Amor, será celebrada missa de Ação de Graças pelo seu aniversário de 101 anos.