Esqueci minha senha
Sindicato Rural confirma retomada do plantio após volta das chuvas

Roberto José - 30 de novembro de 2024

O ano de 2024 foi muito ruim para a produção agrícola em virtude do baixo volume de chuvas e a longa estiagem que se estendeu por mais de cinco meses. Na região de Barretos, segundo o presidente do SIRVARIG - Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, Enio Melo Rodrigues

Enio Melo Rodrigues, presidente do Sindicato Rural Foto – Divulgação

Compartilhar


Citricultura regional foi a mais prejudicada com a longa estiagem em 2024

O ano de 2024 foi muito ruim para a produção agrícola em virtude do baixo volume de chuvas e a longa estiagem que se estendeu por mais de cinco meses. Na região de Barretos, segundo o presidente do SIRVARIG - Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, Enio Melo Rodrigues, o plantio está a todo vapor e melhorou bastante com o retorno das chuvas, beneficiando principalmente a produção de soja e cana-de-açúcar. “A seca foi muito grande, e mesmo com os pomares de citrus irrigados com gotejamento nos pés, as frutas não conseguiam parar nas árvores, mesmo sendo irrigadas. Devido à baixa umidade do tempo a produção de Citrus caiu demais, e estamos inclusive importando laranjas”, afirmou Enio. 

Na região do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, que abrange a cidades de Barretos, Colina, Colômbia e Jaborandi, a liderança de produção segue da cana-de-açúcar com mais de 70%, seguida da soja, milho e a produção de laranja, enquanto que a pecuária é mais com produção em confinamento. “Tivemos um ano terrível para a agricultura, mas estamos com a tendência de melhorar a curto prazo essa produção”, finalizou Enio Rodrigues.