2025, Ano Jubilar, Ano Santo
Diocese de Barretos - 15 de dezembro de 2024
2025, Ano Jubilar, Ano Santo
Compartilhar
Na noite do dia 24 de dezembro deste ano, o Papa Francisco abrirá, solenemente, a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, iniciando-se assim o Jubileu Ordinário de 2025. Dia 29 de dezembro será aberta a Porta Santa da Catedral de São João do Latrão, catedral do Papa. Em Barretos, a Porta Santa, na Catedral do Divino Espírito Santo, será aberta também no dia 29, domingo às 15h00, pelo bispo diocesano, Dom Milton Kenan Jr.
Além da Catedral, as graças do Jubileu também poderão ser procuradas pelos fiéis nos Santuários Diocesanos de Nossa Senhora do Rosário, em Barretos, e Nossa Senhora Aparecida em Olímpia, nas Igrejas Matriz de São José em Morro Agudo e São Miguel Arcanjo em Miguelópolis. Dom Milton explica que "elas também poderão ser obtidas na prática das obras de misericórdia espirituais ou corporais; e aqueles que são impedidos de participar ou dirigir-se a algum dos locais estabelecidos por motivo de idade avançada, doença ou detenção, poderão obtê-las particularmente unindo-se espiritualmente ao Papa ou aos Bispos nos momentos em que são transmitidas pelos meios de comunicação social, ou pelas redes sociais. As indulgências poderão ser obtidas em todos os dias do ano jubilar, apenas uma vez ao dia, podendo ser aplicada aos fiéis falecidos".
Dom Milton lembra que "as condições para a obtenção das indulgências são a confissão sacramental, a comunhão eucarística, a recitação da Profissão de fé, da Oração do Senhor o “Pai nosso” e uma oração nas intenções do Papa. Podemos dizer que as indulgências são uma obra a mais, além daquelas que decorrem do sacramento do perdão, como demonstração do desejo sincero de conversão e mudança de vida".
O início do ano jubilar na diocese de Barretos, portanto, se dará com a celebração e com a abertura da Porta Santa, na Catedral, na tarde de 29 de dezembro, e será transmitida pelas redes sociais.