Secretaria inicia plantio de mudas no City Barretos e realiza manutenções na cidade
Adauto Teixeira - 6 de janeiro de 2025
Intervenção faz parte das atividades de manutenção e conservação dos espaços públicos da cidade
Compartilhar
A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade deu início nesta segunda-feira, 6, ao plantio de 90 mudas em uma área verde da Alameda Islândia, no bairro City Barretos. A ação conta com a introdução de espécies nativas e frutíferas, como ipês, jacarandás, acerolas e amoreiras, com o objetivo de promover a recuperação ambiental e proporcionar mais áreas de sombra e alimentos para a comunidade local.
Além do plantio, outra equipe da Secretaria realizou poda de árvores e retirou um tronco no prédio da Fatec, localizado na região central de Barretos. A intervenção faz parte das atividades de manutenção e conservação dos espaços públicos da cidade.
Ainda nesta segunda-feira, foi realizada roçagem e limpeza no Antigo Vocacional, onde estão localizados importantes serviços da Secretaria Municipal de Saúde, como a Farmácia de Alto Custo. A ação garantiu a organização e limpeza da área, melhorando o ambiente para funcionários e usuários.
Viveiro de mudas: uma opção sustentável para a população
As mudas plantadas na Alameda Islândia são provenientes do Viveiro de mudas do município, localizado na Fazenda Municipal, que também é sede da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade. O Viveiro abriga tanto mudas produzidas localmente quanto espécies doadas pelas concessionárias, em cumprimento à legislação que determina a doação de uma muda a cada carro zero km vendido no município.
A população de Barretos pode retirar gratuitamente até duas mudas por ano no Viveiro, desde que apresente documento pessoal e comprovante de residência. O Viveiro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 12h às 16h30, na Estrada da Fazenda Buracão, s/n, próximo ao Frigorífico Minerva.
Além disso, quem realizar o plantio de mudas em frente à sua residência pode solicitar um desconto no IPTU, incentivando a comunidade a adotar práticas sustentáveis e contribuir para a preservação do meio ambiente.