Esqueci minha senha
Barretos registra 86 Interrupções no sistema elétrico causadas por pipas e fica em 4º lugar no ranking da região

O Diário - 10 de janeiro de 2025

Barretos registra 86 Interrupções no sistema elétrico causadas por pipas e fica em 4º lugar no ranking da região

Perigo: brincadeira que deixa cidades no escuro e coloca em risco adultos e crianças

Compartilhar


As pipas, populares entre crianças e adolescentes, se tornam ainda mais comuns no céu de diversas cidades durante as férias escolares. No entanto, o que deveria ser uma diversão saudável pode representar grandes riscos, tanto para a segurança das pessoas quanto para o fornecimento de energia elétrica. A CPFL Paulista, por meio da sua campanha “Guardião da Vida”, alertou para esses perigos, destacando que, em 2024, as pipas causaram 1.465 interrupções no sistema elétrico da região de Ribeirão Preto e Franca, com Barretos registrando 86 desses desligamentos. Entre as cidades mais afetadas, Barretos ocupa o 4º lugar no ranking de ocorrências, ficando atrás apenas de Ribeirão Preto (277 casos), Franca (111 casos) e Sertãozinho.

A proximidade das pipas com a rede elétrica pode gerar choques fatais e interromper o fornecimento de energia, algo que a CPFL tenta prevenir com campanhas educativas. “O risco de acidentes aumenta consideravelmente quando as pipas ficam presas na fiação. Recomendamos sempre que as crianças e jovens brinquem em áreas abertas, longe da rede elétrica, e jamais tentem resgatar pipas presas aos fios,” afirma Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia.

As ocorrências envolvendo pipas não afetam apenas a segurança das pessoas, mas também podem resultar em danos à infraestrutura elétrica, causando interrupções de energia.

A companhia orienta também que em caso de um fio de energia se romper e cair, a recomendação é que a população não se aproxime e entre em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010. Em caso de vítimas, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros ou o SAMU.

O uso do cerol ou linha chilena é proibido no Estado de São Paulo, conforme a Lei Estadual nº 12.192, de 2006, e o descumprimento pode resultar em penalidades.