Esqueci minha senha
Especialista orienta sobre Cirurgia Refrativa e esclarece procedimentos

O Diário - 26 de janeiro de 2025

Especialista orienta sobre Cirurgia Refrativa e esclarece procedimentos

SAÚDE: Oftalmologista dr. Fernando Heimbeck especialista em oftalmologia pelo Willis Eye Hospital, no Estados Unidos, é orientador da Liga Acadêmica de Oftalmologia

Compartilhar


Oftalmologista Fernando Heimbeck aponta principais vantagens da cirurgia a laser

O dr. Fernando Heimbeck (CRM104.673) orienta sobre a Cirurgia Refrativa para casos de correçāo do “grau”. Especialista em Oftalmologia pelo Wills Eye Hospital, nos Estados Unidos, o médico esclarece, na entrevista a seguir, sobre o procedimento. Confira: 

O diário: O que é Cirurgia Refrativa?

DR. FERNANDO: Cirurgia Refrativa é uma subespecialidade da Oftalmologia que trata opções cirúrgicas para correçāo do “grau”. Refere-se a todas as técnicas cirúrgicas realizadas para corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia e o astigmatismo). Tem como objetivo reduzir ou eliminar a necessidade do uso de óculos e lentes de contato. Existem várias técnicas cirúrgicas  dentre elas: Remodelação cirúrgica da córnea (nossa lente natural mais externa), através de excimer laser ( LASIK ,PRK e SMILE);  implante de lente intraocular fácica ou substituição do cristalino (lente natural mais interna  do olho), que seria a cirurgia refrativa da catarata. As mais comuns hoje, usam o excimer laser e são o LASIK e o PRK. Excimer Laser é o nome do aparelho de alta tecnologia que emite feixes de laser sobre a Córnea, proporcionando uma visão mais nítida. Nos Estados Unidos , aproximadamente 800.000 procedimentos LASiK/PRK são realizados por ano.

O DIÁRIO: Qualquer grau pode ser corrigido na cirurgia?

DR. FERNANDO: Com a cirurgia a laser pode-se operar miopias de 0,75 até 9-10 graus. Hipermetropias até 6,00 graus e Astigmatismos até 5,00 graus. Existem outras técnicas que poderão ser aplicadas em graus maiores.

O DIÁRIO: Este procedimento cirúrgico é seguro?

DR. FERNANDO: É importante o paciente saber que todo procedimento cirúrgico tem riscos. Porém, no caso da cirurgia a laser, o grau de risco é extremamente baixo. O mais importante é a indicação cirúrgica bem feita e para isso é fundamental um exame clÍnico oftalmológico completo, seguido de exames complementares imprescindíveis como a Tomografia de Córnea (PENTACAM), que devem ser analisados por um especialista em cirurgia refrativa. O equipamento de Excimer Laser tem recursos tecnológicos que o tornam um dos mais seguros e precisos da atualidade. 

O DIÁRIO: Qual o paciente que pode realizar a cirurgia refrativa?

DR. FERNANDO: Para um excelente resultado é necessário observar alguns critérios como, por exemplo, idade superior a 18 anos; ausência de doenças oculares (como Ceratocone e Infecções); prescrição de óculos e/ou lentes de contato estabilizada por no mínimo um ano; ausência de gravidez ou que não esteja amamentando; estar em boa condição de saúde; ausência de doencas autoimunes como Artrite Reumatoide, Lupus Eritematoso Sistêmico, além de exames pré-operatórios específicos, incluindo a Tomografia de Córnea. 

O DIÁRIO: O que é técnica LASIK?

DR. FERNANDO: O LASIK é a técnica mais utilizada no mundo para correção de graus a laser, tanto para miopia, quanto hipermetropia e astigmatismo. É realizado um corte ultrafino na camada anterior da córnea (flap), o que permite a aplicação do laser na sua camada interna. Atualmente, para a realização do flap, utiliza-se o LASER DE FEMTOSEGUNDO. É a cirurgia de LASIK mais moderna existente onde é realizada utilizando o Laser em 100% do procedimento (laser para criar o flap + laser para corrigir o grau). Esta técnica permite altos níveis de segurança e precisão no procedimento do LASIK. O LASIK é uma técnica com recuperação visual rápida. Paciente pode dirigir entre 1 e 3 dias e dependendo do trabalho, retornar em 24 horas. 

O DIÁRIO: E o que é PRK?

DR. FERNANDO: No PRK a correção do grau é realizada através da aplicação do laser na superfície da córnea. Este tratamento geralmente é indicado para pacientes que tem córneas mais finas e/ou assimétricas. O PRK é uma técnica muito segura e com recuperação visual mais lenta  podendo dirigir após 7 dias , dependendo do grau corrigido. Retorno ao trabalho geralmente entre 36-48 horas. O resultado final de grau em ambos procedimentos de LASIK ou PRK são os mesmos. 

O DIÁRIO: Qual tipo de anestesia é usada?

DR. FERNANDO: A anestesia é tópica, feita apenas com gotas de colírio poucos minutos antes da cirurgia.

O DIÁRIO:  Quais as principais vantagens da cirurgia a laser?

DR. FERNANDO: A cirurgia refrativa proporciona uma série de vantagens para o paciente, entre elas elimina os riscos inerentes ao uso de lentes de contato e traz muito mais liberdade no dia a dia (uso de piscinas, saunas, esportes, pilates, academia, running e outras atividades).

Importante sempre lembrar que para maiores informações, deve-se procurar um oftalmologista especialista em cirurgia refrativa, para viver uma vida de liberdade, livre de óculos e/ou lentes de contato.