Esqueci minha senha
Educação na pauta fundamental

O Diário - 2 de fevereiro de 2025

Educação na pauta fundamental

Educação na pauta fundamental

Compartilhar


O calendário escolar estadual paulista 2025 prevê para o dia 3 de fevereiro o início do ano letivo, encerrando o 1º semestre em 30 de junho, retomando em 28 de julho, completando 200 dias letivos durante o ano. A prefeitura informou que os setores administrativos das Escolas Municipais e Cemeis de Barretos voltaram a operar após o período de férias no dia 22 de fevereiro, acolhendo novas matrículas e transferências de estudantes, além de outras atividades de gestão das unidades.

O IBGE não atualizou os dados sobre a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade em Barretos. Mas os dados de 2023 apontam que a cidade ocupava a 51ª posição no ranking estadual paulista do IDEB do ensino fundamental nos anos iniciais e a 149ª posição nos anos finais da rede pública.

Após ter sido no passado detectado o personagem “nem-nem” – que estava fora do mercado de trabalho e dos bancos escolares – cresce a percepção do avanço da figura do “nada-nada”, indicando um desinteresse pelo presente e pelo futuro. Nada faz hoje e nada espera do amanhã.

A esperança é sempre um projeto comunitário e isto vale tanto no aspecto religioso como social, econômico e político. A dimensão pessoal e a dimensão coletiva estão interligadas, passando pelo desenvolvimento de uma educação integrada, uma escola acolhedora e um envolvimento pleno de alunos, pais e professores.

As escolas públicas e particulares são chamadas em 2025 a serem promotoras de uma educação não hostil, difundindo  uma cultura do cuidado, construindo pontes e eliminando os muros visíveis e invisíveis dos tempos atuais, em Barretos e no mundo.