Médico barretense lança o livro “Burnout – Fatores de Risco”
luis.martins - 6 de fevereiro de 2025
![Dr. Samir Alfredo Saliba durante lançamento do livro (Foto: Guizy Fotos) Dr. Samir Alfredo Saliba durante lançamento do livro (Foto: Guizy Fotos)](https://s3.us-east-1.wasabisys.com/odiario/2025/02/GUIZY-FOTOS-8-233x350.jpeg)
Dr. Samir Alfredo Saliba durante lançamento do livro (Foto: Guizy Fotos)
Compartilhar
O dr. Samir Alfredo Saliba lançou o livro “Burnout – Fatores de Risco”, que pode ser adquirido no site da Amazon. O barretense promoveu noites de autógrafos no shopping e no Grêmio, destacando a importância da abordagem sobre o tema.
O autor explica que Burnout é uma psicopatologia que afeta profissionais em cargos estratégicos na sociedade, que precisam tomar decisões importantes em curtos espaços de tempo. A síndrome tem uma alta incidência em diversos países ao redor do mundo.
O objetivo do barretense foi investigar os fatores de risco para o desenvolvimento de Burnout em médicos que atuaram nos atendimentos de urgência e emergência durante a pandemia de Covid, nos anos de 2021 e 2022, na macrorregião de Ribeirão Preto.
Ele explica que a finalidade é fornecer às instituições informações que possam embasar a implementação de medidas preventivas, visando reduzir esses fatores de risco e, assim, evitar que médicos desenvolvam a síndrome de burnout. O trabalho é considerado como pioneiro, pois se trata de uma pesquisa inédita focada em médicos.
CURRÍCULO
O autor Samir Alfredo Saliba é graduado em Biologia e Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá e em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília. É pós-graduado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto em Perícia Médica, Medicina no Trabalho e Auditoria na Saúde. É também mestre em Saúde e Educação pela Universidade de Ribeirão Preto. Lecionou a disciplina de Educação Inclusiva no ISEB - Instituto Superior Educação Barretos e atua como médico psiquiatra no Ambulatório de Saúde Mental de Barretos e como Médico Perito Federal e Médico Perito no INSS de Barretos.