Imóvel abandonado causa transtornos a moradores do bairro Nogueira
O Diário - 12 de fevereiro de 2025

DESABITADA: situação de casa incomoda moradores que convivem com as consequências
Compartilhar
A fachada do imóvel, quase não se vê de tão alto o mato e que se espalhou por onde deveria ser um jardim. Além do mato, tem também muito lixo, no meio da vegetação e nas laterais da casa. Diante essa situação, ratos, baratas, escorpiões e mosquito da dengue são comuns no local. A referida casa está localizada na rua Dr. Jerônimo Barcelos esquina da Dr. Riolando Prado, no bairro Nogueira.
Esse problema, de acordo com os vizinhos, se arrasta por 8 anos, desde que os antigos moradores morreram e o imóvel ficou para familiares. Na tentativa de amenizar os transtornos provocados pelo abandono da casa, eles fizeram por conta própria, um mutirão e desobstruíram a passagem na calçada que estava tomada por mato.
O aposentado Valter Emídio Silva é um dos moradores que afirma ter perdido as contas de quantas vezes solicitou providências ao poder público para resolver a situação. “Faz 8 anos que não toma providência, não dá. A gente fala com eles (prefeitura) e não tem resposta. No ano passado o vizinho foi lá, fez protocolo pedindo para virem aqui, nada. Neste ano, mandamos foto para ver se resolvem. O pessoal da dengue até passou, mas não resolveu. A casa está fechada. Eles pedem para a gente cuidar da casa por causa da dengue, mas tem essa situação aqui do lado”, desabafou o aposentado.
DENGUE
Outro morador, Tancredo Ávila de Oliveira, disse que já teve dengue, que sua casa está limpa e acredita que seja desse imóvel o criadouro. Junto a Tancredo e Valter, o morador Júlio Cabral também reforçou o coro pedindo providências para essa situação.
SEGURANÇA
A reclamação também está para a questão do imóvel vazio chamar a atenção de desocupados e até infratores. Eles alegam que o local vem servindo de acesso para outras casas do quarteirão. Em uma delas, segundo um dos moradores, teve as portas arrombadas por pessoas que usaram o muro da residência abandonada para entrar na casa vizinha.
PREFEITURA RESPONDE
Em nota, a Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Controle de Vetores, informou que o proprietário do imóvel fechado localizado na Avenida Jerônimo Barcelos, no bairro Nogueira, foi notificado para realizar a limpeza do local e que caso a limpeza não seja efetuada, o responsável estará sujeito às penalidades previstas na legislação municipal.