Esqueci minha senha
Sondagem da estrutura de ponte em Colômbia começa na segunda-feira

O Diário - 12 de fevereiro de 2025

INÍCIO DA SONDAGEM NA PONTE EM COLO,MBIA

ALERTA: Construída na década de 1950, condições de ponte levaram a movimentos para uma nova estrutura

Compartilhar


Mais uma etapa do projeto de estudos de viabilidade da construção de uma nova ponte ou reforma da existente na divisa dos estados de SP e MG, a Gumercindo Penteado, começará na próxima segunda-feira (17).

A Informação é da coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Macedo. Segundo ela, em dezembro foram executadas algumas etapas de avaliação da ponte sobre o rio Grande, na BR-364, e a partir de segunda, num período de 30 dias, as empresas contratadas pela Eletrobrás para a execução do projeto, darão início ao trabalho.

“Nessa etapa será feita a avaliação do cimento, estrutura, profundidade da ponte. Essas empresas começam a sondagem para ver a estrutura em baixo dela para chegar a um diagnóstico da necessidade de se construir uma nova ponte ou reforma a antiga”, explicou   Maria Inácia.

PROJETO

Ministério de Minas e Energia (MME), integrante do Comitê Gestor da Conta do Programa de Revitalização dos recursos hídricos na área de influência dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Furnas, apresentou e aprovou a elaboração de estudo para alteamento ou construção de uma nova ponte sobre o rio Grande, na BR-364, em substituição à Ponte Gumercindo Penteado, que interliga os municípios de Colômbia/SP e Planura/MG, à montante da Usina Hidrelétrica (UHE) Marimbondo.

O projeto foi aprovado, e a Eletrobrás iniciou no ano passado, o desenvolvimento de todos os detalhamentos necessários para a elaboração dos estudos e do empreendimento.  Esse processo culminou com a assinatura do contrato, em novembro de 2024, no valor de R$ 3.032.842,96, com previsão de início das atividades em dezembro,

O nível na Ponte Gumercindo Penteado limita a operação do reservatório da UHE Marimbondo, impedindo operar o reservatório em sua capacidade máxima. Esta limitação visa manter o nível junto à ponte 50 cm abaixo da cota inferior do tabuleiro. Além disso, em alguns períodos chuvosos, como ocorrido em 2023, o aprisionamento de plantas aquáticas no tabuleiro da ponte intensifica essa restrição. Com o alteamento da Ponte Gumercindo Penteado ou a construção de uma nova ponte com tabuleiro mais elevado possibilitará ganho de até 1.155 hm³, que representa cerca de 22% do volume útil da citada UHE.