Esqueci minha senha
Autoridades destacam importância da 4ª Vara Cível para Barretos

luis.martins - 15 de fevereiro de 2025

Autorização para implantação da nova vara em Barretos foi publicada no Diário Oficial

Autorização para implantação da nova vara em Barretos foi publicada no Diário Oficial

Compartilhar


O Tribunal de Justiça autorizou a criação da 4ª Vara Cível da Comarca de Barretos com publicação de resolução no dia 13 de fevereiro, no Diário Oficial.  A expectativa é que a instalação da nova unidade se efetive ainda no primeiro semestre de 2025.

A mobilização do Judiciário local, autoridades e profissionais do Direito  para a instalação da unidade ganhou força em dezembro de 2024 em audiência concedida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, que teve a participação  da diretora do Fórum de Barretos, juíza Fernanda Vazquez; deputado André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa; da ex-prefeita Paula Lemos;  do prefeito Odair Silva; do vereador Paulo Correa; da representante da OAB, Arany L´Apiccirella; jornalista Monteiro Neto, magistrados e desembargadores.

Representantes de diversos se manifestaram sobre a importância da 4ª Vara Cível, que era uma reivindicação antiga devido à quantidade de processos em tramitação no Judiciário local.

ESFORÇOS

A ex-prefeita Paula Lemos disse que a criação da 4ª Vara Cível da comarca de Barretos traz um grande benefício à população. “A criação da nova vara é importante para que haja mais celeridade nos processos, trazendo a justiça mais rápida e próxima da nossa população. Foi uma união de esforços e quero ressaltar a participação da dra. Fernanda Vazquez, que é uma grande juíza, da OAB, do prefeito Odair e do vereador Paulo Correa, que foi de fundamental importância com sua articulação junto ao presidente da Alesp, André do Prado, para que a gente pudesse conversar com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo para que tudo isso pudesse ser concretizado”, afirmou.

NECESSIDADE

O prefeito Odair Silva lembrou que o encontro com o presidente do TJ teve a participação de comitiva barretense.  “Este projeto foi encabeçado pela dra. Fernanda Vazquez, que é a diretora do fórum há vários anos, sabendo quanto seria importante agilizar alguns processos em Barretos”, afirmou. Odair destacou a participação do presidente da Alesp, André do Prado, na audiência no TJ paulista. “Todo o Judiciário barretense precisa comemorar, porque estamos sendo contemplados com este pedido, com este apelo que a dra. Fernanda Vazquez tem feito há vários anos. Sem dúvida alguma, os processos em andamento terão mais agilidade. Como prefeito fico feliz por Barretos estar sendo reconhecida nas nossas necessidades”, completou.

EFETIVIDADE

O atual presidente da OAB, Belisário Leite Neto, acredita que a 4ª Vara Cível trará uma melhoria para a tramitação dos processos, uma vez que haverá mais um cartório e mais um juiz que dividirá os processos distribuídos. “Isso trará uma celeridade na tramitação processual, o que acarretará na efetividade e celeridade do serviço prestado para a sociedade”, declarou.

POPULAÇÃO

O vereador Paulo Correa citou o esforço conjunto para a conquista. “Graças ao esforço conjunto dos poderes Judiciário e Legislativo, conseguimos a criação da nova vara que será de grande importância para ampliação da estrutura judiciária em Barretos, proporcionando mais agilidade no andamento de processos e atendimento à população. O desembargador Fernando Antonio Torres Garcia foi muito solícito quando do recebimento do pedido e disse que iria inserir Barretos na lista de comarcas a serem atendidas”, explicou.