Governo de SP orienta que macacos não transmitem a Febre Amarela
Roberto José - 20 de fevereiro de 2025

Patrícia Lososque é coordenadora de Fauna Silvestre Foto – Divulgação
Compartilhar
O governo de São Paulo emitiu um alerta sobre a circulação do vírus da febre amarela no estado e reforçou que os macacos não são transmissores da doença. Esses animais funcionam como sentinelas naturais: quando adoecem ou morrem, indicam a presença do vírus na região, permitindo que as autoridades sanitárias adotem medidas preventivas. O Estado registrou 14 casos e nove óbitos em humanos, além de 30 casos em primatas não humanos nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Barretos, Bauru e Osasco. Em entrevista no Jornal da Manhã Barretos,
A coordenadora de Fauna Silvestre, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP, Patrícia Locosque, orientou a população a procurar os órgãos competentes da região, como Corpo de Bombeiros e Centro de Zoonezes ao constatar algum animal com esse sintoma da doença.
A entrevistada, reforçou também a importância da vacinação, do uso de repelente e da conscientização da população para evitar a propagação do vírus e proteger tanto as pessoas quanto a fauna silvestre.

LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>