Portal da SETUR gera dúvida sobre título de Estância Turística
O Diário - 20 de fevereiro de 2025

ESTÂNCIA: classificação ocorreu em dezembro de 2021 com publicação de Lei
Compartilhar
A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SETUR) oferece em seu site um mapa interativo que traz informações sobre os 214 municípios turísticos do estado, sendo 144 classificados como Municípios de Interesse Turístico (MIT) e 70 como Estâncias Turísticas. No portal, os cidadãos podem acessar detalhes sobre as características, atrativos e potencialidades de cada um desses destinos. Os Municípios de Interesse Turístico (MITs) são reconhecidos pelo seu potencial turístico e recebem apoio financeiro estadual para o desenvolvimento de projetos voltados para o setor. Por outro lado, as Estâncias Turísticas são cidades que, devido às suas características naturais, culturais e históricas, se destacam no turismo e recebem investimentos específicos para melhorar a infraestrutura turística. Ambas as classificações formam um conjunto de destinos que enriquecem a diversidade turística paulista.
No entanto, ao realizar uma pesquisa no portal da SETUR, pode-se encontrar informações desatualizadas, o que causa confusão aos interessados. Por exemplo, ao acessar o mapa interativo das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo, é possível observar que ele apresenta os 70 municípios classificados até dezembro de 2020, período anterior à aprovação do projeto que reclassificou MITs e Estâncias. Como resultado, a cidade de Barretos, que se tornou Estância Turística em 2021, não está incluída no mapa, prejudicando quem busca informações sobre as atrações turísticas do município.
Além disso, ao realizar uma pesquisa mais aprofundada na seção “Conheça os 214 Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo”, no mesmo portal, o usuário encontra um agrupamento de MITs e Estâncias, totalizando 214 municípios. Porém, é apenas ao detalhar a pesquisa que se encontra a informação sobre a classificação atual dos municípios.
Essas mudanças de classificação seguem as normas da Lei Complementar 1261/2015, que determina a revisão periódica a cada três anos, com envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa. O processo é baseado em um ranqueamento técnico elaborado pela Secretaria de Turismo, o qual pode resultar na reclassificação de Estâncias, conforme a pontuação obtida.
Buscamos informações sobre esse assunto junto à secretaria de Turismo de Barretos que respondeu por nota.
“A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, identificou desde o início da atual gestão, que o site da Secretaria de Estado de Turismo de São Paulo não incluía Barretos em algumas seções, como o mapa das regiões turísticas do Estado, com a denominação ‘Estância’, título conquistado em 2021. Foi feito contato com a Coordenadoria Estadual, que informou que, na atualização do site, as últimas cidades anunciadas como Estância, como Barretos, Paraibuna e Araras, não foram incluídas com a nova denominação de Estância Turística. Portanto, o Estado foi notificado para realizar as correções necessárias, conforme informado pelo setor de comunicação da SETUR-SP”.
Também entramos em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, que informou que o município consta como estância turística no site da Secretaria, tanto na página dedicada à Barretos quanto na página da Região Turística Águas Sertanejas. Barretos é uma estância turística desde 2021, que a única seção que está desatualizada é o mapa das estâncias turísticas, e que foi solicitado junto à empresa responsável pelo site para que inclua o município no mapa e faça a atualização.
olicitação de O Diário foi encaminhada à equipe técnica.
PORTAL
Barretos, localizada a 421 km da capital paulista, na região norte do estado, não carrega o título de “Capital Nacional do Rodeio” sem razão. Conhecida pela grandiosa Festa do Peão, que é o maior festival de rodeio e música sertaneja do Brasil, a cidade possui também diversos outros pontos turísticos. Fundada em 25 de agosto de 1854, Barretos conta com 122.485 habitantes, segundo o IBGE de 2022, e se destaca como o sétimo maior município do estado. Sua localização geograficamente privilegiada, somada à forte tradição pecuarista, contribui para o seu crescimento e destaque na economia regional.