Esqueci minha senha
27.457 razões para fiscalizar

O Diário - 27 de fevereiro de 2025

27.457 razões para fiscalizar

27.457 razões para fiscalizar

Compartilhar


A Segurança Pública realizou uma blitz para “averiguação” das condições de circulação de motocicletas e motonetas na cidade. A iniciativa visa a melhoria do trânsito, garantir a manutenção da ordem e cumprimento das leis vigentes.

Barretos tem hoje uma moto para dois carros. Para ser exato, a proporção é de 1,98. O governo tem o registro de 54.438 automóveis e 27.457 motocicletas no balanço final de dezembro de 2024. O total de motonetas está estimado em 8.705 unidades.

Como verificar a habilitação de motociclistas, as condições dos veículos e do condutor, sem uma abordagem “periódica, eficiente e objetiva” é o grande desafio das autoridades barretense. Qualquer barretense já levou susto com a velocidade. Em 2024, foram 15 homicídios culposos e 263 casos de lesão corporal em acidente de trânsito.  

Toda ação policial precisa ser realizada com planejamento estratégico, sistema operacional integrado, logística inteligente, num esforço para evitar “atropelos” como registrados anualmente em agosto na Festa do Peão. A meta é sempre o aprimoramento da segurança pública, a defesa da vida e da integridade das pessoas, sendo fonte de paz no trânsito e não de violência descabida, nem ameaças.

A educação no trânsito começa por atitudes de respeito à habilitação, sinalização, documentação e conservação de veículos, valendo inclusive para os agentes públicos e autoridades e suas viaturas. Os profissionais do transporte – especialmente motoboys – devem ser exemplos de conduta, para valorização da categoria e a defesa da atividade.

A fiscalização policial das motos e motonetas na cidade – somando 36.162 unidades - é uma missão que deve ser realizada para criar a cultura sempre mais sólida de “paz no trânsito”, com um universo local de 111.674 veículos.