Esqueci minha senha
Termina a piracema nos rios da região de Barretos

Sandra Moreno - 28 de fevereiro de 2025

PIRACEMA É ENCERRADA

PATRULHAMENTO: Tenente Ricardo Silva confirma ações embarcadas durante o carnaval

Compartilhar


Após quatro meses de proteção à desova dos peixes, encerra-se o período de defeso na Bacia do Rio Paraná, que abrange os rios Grande, Pardo e Sapucaí na região.

O 4º Batalhão de Policiamento Ambiental concluiu a Operação Piracema, que teve início em novembro, com o objetivo principal de preservar as espécies nativas durante a época de reprodução, garantindo o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade dos recursos pesqueiros.

De acordo com o tenente Ricardo Silva, comandante do 2º pelotão da 3ª companhia do 4º BPAmb da Polícia Militar do Estado de São Paulo sediado em Barretos, os números da operação estão sendo contabilizados, mas confirmou que foram realizados inúmeros patrulhamentos embarcados, além de ações preventivas contra crimes ambientais e de segurança para a população, tanto nos rios da região quanto nos que compreendem todo o batalhão.

Com o término da piracema, a pesca está liberada a partir de 1º de março, porém com alguns requisitos. O tenente orienta que é fundamental respeitar o tamanho mínimo permitido para captura de peixes, além das áreas proibidas, como a confluência do Rio Grande com o Rio Pardo, e manter distância mínima das hidrelétricas, principalmente na região de Porto Colômbia. Para pescadores amadores, o limite é de até 10 quilos mais um exemplar por pescaria.

CARNAVAL COM SEGURANÇA

Durante o Carnaval, a Polícia Militar Ambiental realizará patrulhamento preventivo embarcado, visando à prevenção de crimes ambientais e a segurança da população que aproveitará o período festivo. O tenente Ricardo Silva alerta para os perigos da combinação entre bebida alcoólica e pilotagem de embarcações, como barcos e jet skis, destacando que o rio deve ser compartilhado de forma responsável para garantir a segurança de todos.