Operação mobiliza equipes de SP e MG para retirada de tanques do rio Grande
Sandra Moreno - 21 de março de 2025
Compartilhar
Quase 40 horas após despencar da ponte Gumercindo Penteado na divisa de Colômbia (SP) e Planura (MG), o caminhão-tanque carregado com óleo vegetal começou a ser retirado das águas do rio Grande no final da tarde de sexta-feira, (21).
Os trabalhos de remoção tiveram início pela carga submersa, enquanto a cabine do caminhão, que permanece no leito do rio, exigirá manobra distinta. Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Macedo, a operação avançou de forma satisfatória "o pessoal está trabalhando na ponte, do lado mineiro, para fazer a remoção do caminhão. A empresa de emergência química esteve no local com veículos-bomba, estacionaram embaixo da ponte e fizeram a sucção do óleo, 60 mil litros. Esvaziados agora serão puxados para a margem, depois será retirado o cavalinho, que é a parte do caminhão, que ainda está soterrada na água”, explicou ela.
Maria Inácia também confirmou que diferentes equipes atuam na operação, de Barretos com três guinchos. “Tudo correu bem, as águas do rio Grande estão limpas. Não vemos nenhum indício de contaminação, nenhum agravante que possa causar danos ao meio ambiente e ao recurso hídrico”, finalizou ela.
A possibilidade de remoção dos tanques e da cabine com o uso de guincho sobre a ponte foi inicialmente considerada, mas acabou sendo vetada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
ACIDENTE
O caminhão carregado com óleo vegetal caiu no rio Grande após colidir com um carro na Ponte Gumercindo Penteado, entre Colômbia (SP) e Planura (MG), por volta de 1h35 da madrugada de quinta-feira (20). Equipes do Corpo de Bombeiros de Barretos atenderam a ocorrência. A Polícia Rodoviária Federal informou que o acidente ocorreu no km 0,5 da BR-364, na ponte que divide os estados de Minas Gerais e São Paulo. Consta que houve uma colisão frontal entre um veículo Gol e uma carreta bitrem. O automóvel teria invadido a contramão, provocando o acidente. A carreta caiu no rio Grande, enquanto o carro permaneceu sobre a pista. O motorista do caminhão conseguiu sair da cabine e foi resgatado por pescadores. O condutor do carro também ficou ferido.