Hospital barretense realiza oitavo transplante cardíaco com apoio de rede solidária
Sandra Moreno - 17 de abril de 2025

PARCERIA: Rede de apoio possibilitou a captação e transporte do órgão. Na foto os médicos Caio e Vinicius do HNS, Ronaldo do INCOR e demais participantes da ação do HNS e piloto Transplantar
Compartilhar
Parceria entre equipes médicas de instituições e projeto de transporte aéreo possibilitou o transplante
Oitavo transplante de coração é realizado no Hospital Nossa Senhora, anexo 1 da Santa Casa de Barretos, com envolvimento de equipe especializada e apoio logístico de instituições públicas e privadas. O órgão chegou de helicóptero ao aeroporto Chafei Amsei onde uma equipe de médicos já aguardava para o recebimento.
A paciente, de 55 anos e moradora da região de Franca, apresentava quadro grave de cardiomiopatia isquêmica terminal e já estava internada em UTI com suporte mecânico para o coração. A doadora, uma mulher de 36 anos de Itaquaquecetuba-SP, teve morte encefálica após ruptura de aneurisma cerebral.
O coração foi captado pela equipe do Instituto do Coração de São Paulo (INCOR-SP), numa parceria inédita com o Hospital Nossa Senhora. “Nossa equipe não conseguiu estar no local da captação devido à logística aérea, mas graças ao INCOR, especialmente à equipe do Dr. Gaiotto e ao Dr. Ronaldo, conseguimos realizar esse passo fundamental”, relatou o médico Caio Eduardo Gullo, cirurgião cardiovascular do Hospital Nossa Senhora.
O transporte do órgão foi viabilizado pelo projeto Transplantar, do Governo do Estado de São Paulo, que mobiliza empresários da aviação a doarem horas de voo. A aeronave garantiu que o coração chegasse a Barretos em apenas duas horas e meia, respeitando o limite de quatro horas entre a captação e o implante. “É um sentimento de amor ao próximo. Essa rede do bem só é possível porque há uma família, em meio à dor, que diz sim à doação”, declarou emocionado o médico Ronaldo Honorato Barros Santos, responsável pela captação no INCOR.
A cirurgia sob coordenação do médico André Monti Garzesi, teve como anestesista Vinícius Tadeu Nascimento, membro da equipe há seis meses, vindo da Grande São Paulo. Ele destacou a excelência da estrutura em Barretos: “Aqui temos tudo o que um centro de grande porte oferece. A estrutura permite realizar transplantes complexos com total segurança.”
Em junho de 2024 o Ministério da Saúde credenciou oficialmente a Santa Casa de Barretos para realizar transplantes cardíacos. Desde então, os procedimentos vêm sendo feitos por equipe especializada no Anexo 1, localizado no Hospital Nossa Senhora. Desde o seu credenciamento, este já é o oitavo transplante de coração realizado em Barretos.
O procedimento de transplante foi iniciado dentro do prazo de quatro horas a partir da extração do órgão.
PACIENTE
Na manhã desta quinta-feira (17), a Santa Casa de Barretos informou que a cirurgia de transplante de coração ocorrida na véspera, "ocorreu dentro do previsto, sem intercorrências e a paciente segue em observação na UTI especializada".