Esqueci minha senha
Funcionários de empresa são surpreendidos realizando descarte ilegal de material químico

luis.nascimento - 24 de abril de 2025

Funcionários de empresa são surpreendidos realizando descarte ilegal de material químico (Foto: O Diário de Barretos)

Material sendo descartado em área de preservação permanente

Compartilhar


Equipes da Polícia Civil foram acionadas para apurar suposto crime contra o meio ambiente em uma área de preservação permanente, no município de Guapiaçu, na manhã de quarta – feira (23).

Policiais receberam uma denúncia de que um caminhão de uma empresa especializada na coleta e transporte de resíduos, estaria realizando o descarte de materiais de odor muito forte de podridão, que poderiam causar dano ambiental, nas proximidades de uma pista de aterrissagem e decolagem de aviões agrícolas.

As equipes depararam com o caminhão estacionado na transversal com uma mangueira acoplada na parte traseira direcionada a uma mata às margens da pista.

Dois funcionários da empresa estavam pelo local, sendo solicitado que ambos interrompessem o descarte imediatamente, pois, aquela área seria de preservação permanente (APP).

Consta que a área está arrendada para o plantio de cana de açúcar, foi mantido contato com os colaboradores da empresa responsável pela produção, que confirmaram o arrendamento, porém, disseram que desconheciam os fatos e que não tinham autorizado o descarte de material naquela área.

A Polícia Militar Ambiental também foi acionada, para as providências cabíveis e também a CETESB, que através de uma análise preliminar constatou que área contaminada é aproximadamente 500 m².

Preliminarmente apurou-se que tinham sido descarregados aproximadamente 60 litros do mesmo material, in tese poluente na área de preservação ambiental.

Durante uma vistoria pelo local, os policiais encontraram vários pontos naquela mesma Mata de Reserva Legal, que foram área de descarte do mesmo material.

Foi possível verificar rastros de manobras do caminhão naquela pista de terra, além de vegetação já morta e ainda forte odor característico.

A Polícia Técnica foi acionada e realizou a perícia.

O caminhão da empresa acabou apreendido.

A Polícia Civil registrou a ocorrência de crime praticado contra o meio ambiente – causar poluição de qualquer natureza.

Polícia Militar Ambiental foi acionada para atendimento da ocorrência