Esqueci minha senha
Festa de Barretos como patrimônio cultural do Brasil   

O Diário - 26 de abril de 2025

Festa de Barretos como patrimônio cultural do Brasil   

Festa de Barretos como patrimônio cultural do Brasil   

Compartilhar


O projeto de lei que reconhece a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos como patrimônio cultural e imaterial do Brasil continua em tramitação na Câmara Federal. Nesta semana, o deputado federal Zucco, do PL do Rio Grande do Sul, foi designado como relator na Comissão de Cultura. O projeto é de autoria do deputado Capitão Augusto, também do PL, e está em análise desde setembro de 2023.
Na exposição de motivos, o proponente argumenta que a Festa do Peão de Barretos um dos eventos mais emblemáticos e tradicionais do Brasil, celebrando a cultura e tradições do homem do campo.

O parlamentar lembra que o evento anual, promovido por Os Independentes, atrai centenas de milhares de visitantes de todo o país e do mundo, destacando a importância da pecuária e do trabalho dos boiadeiros para a história e o desenvolvimento cultural e econômico do Brasil.

O Capitão Augusto acrescenta que reconhecer a Festa do Peão de Barretos é uma forma de preservar e promover suas tradições, garantindo que as gerações futuras possam apreciar e aprender sobre a riqueza da cultura rural e brasileira. A lei número 12.489/2011 reconheceu Barretos como “Capital Nacional dos Rodeios”. A Festa do Peão neste ano chega à sua 70ª edição e será realizada de 21 a 31 de agosto. A consolidação de Barretos como estância turística passa, necessariamente, pela valorização de seu principal evento.