Esqueci minha senha
O 1º Desfile da Cultura Tropeira acontece no dia 4 de maio, com saída do Recinto

O Diário - 26 de abril de 2025

O 1º Desfile da Cultura Tropeira acontece no dia 4 de maio, com saída do Recinto

O 1º Desfile da Cultura Tropeira acontece no dia 4 de maio, com saída do Recinto

Compartilhar


Iniciativa do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor tem como objetivo resgatar a tradição de desfiles na cidade e homenagear a cultura sertaneja

Uma celebração às tradições culturais da cidade, acontece pela primeira vez no dia 4 de maio, domingo, o “Desfile da Cultura Tropeira”, promovido pelo Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Um resgate da tradição dos desfiles no interior, homenageando aspectos da cultura tropeira, sertaneja e rural, além de destacar a importância do campo para a construção da identidade regional.

No percurso, que tem início em frete ao Recinto Paulo de Lima Correa, estarão desfilando dez carros alegóricos temáticos, cada um deles com um elemento significativo da cultura tropeira, com objetos cênicos e personagens atuais que simbolizam o tema. São trabalhados temas como os carros de boi, as rainhas dos rodeios, os 70 anos de história de Os Independentes, o prato típico Queima do Alho, a importância do berranteiro nas antigas tropas de transporte das boiadas, a dança da catira, a moda de viola, lendas como do Boi Soberano, o agronegócio e o Rodeio Pela Vida.

Entre os personagens convidados, estarão: o estilista Marcelo Ortale e as rainhas do Rodeio Pela Vida, que serão eleitas dia 29, no concurso que acontecerá no North Shopping; um dos fundadores de Os Independentes, sr. José Brandão Tupinambá; João Paulo Martins, coordenador há 47 anos do gastronômico Concurso Queima do Alho, da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, comida típica reconhecida como patrimônio imaterial da cultura brasileira; o grupo Catira Espora de Prata, considerado o mais antigo grupo desse tipo de dança folclórica na região, com seus quase 40 anos de história; a dupla de violeiros Carlinhos Violeiro & Diogo, pai e filho que mantem a tradição musical; o competidor Osmar Marchi Filho, representando os peões das arenas, ele que é filho de Osmar Marchi (em memória), o único barretense a sagrar-se campeão da Festa do Peão de Barretos, na modalidade Cutiano, além de outros convidados.

O evento contará ainda com a participação especial da Banda Marcial Municipal de Promissão, que percorrerá as ruas realizando sua performance de coreografias especiais, com a participação de todos os seus músicos. E ao final de todos os blocos que compõem o desfile virão tropas e cavaleiros homenageando a cultura sertaneja. 

O desfile tem início às 9h, no Recinto Paulo de Lima Correa, patrimônio cultural tombado pelo Condephat. O trajeto inclui a extensão da avenida 23 até a rua 18, descendo a 18 até a avenida 15, com destaque para a Praça Francisco Barreto, onde serão montadas arquibancadas para o público, uma área exclusiva para pessoas com deficiência (PCD) e um palco para autoridades e convidados, em que o jornalista Patrício Augusto dos Santos Reis estará anunciando cada bloco desfilado.

Para Paulo César Lopes, coordenador do desfile, turismólogo e locutor conhecido como Paulinho 1001, explica que o evento é, além de um resgate de algo que está na memória de boa parte da população adulta da região de Barretos, que vivenciou os antigos desfiles, uma oportunidade de conectar as novas gerações às raízes culturais da região. “A cultura rural é a base da nossa identidade no interior. Resgatar essa tradição por meio do desfile é fundamental para que nossos jovens conheçam e valorizem a história que nos trouxe até aqui. É um momento de celebração e aprendizado”, pontuou ele.

Realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento reflete o compromisso do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor para preservar e promover o legado cultural do interior brasileiro.