Barretos registra 43 focos de queimada e Defesa Civil faz alerta
importacao - 7 de setembro de 2021
Divulgação/Inpe
Compartilhar
Barretos registrou 43 focos de queimada no período entre 1º de janeiro a 5 de setembro de 2021. As informações oficiais são do Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais) que monitora o país, estados e municípios pelo satélite Aqua.
As principais incidências de queimadas foram detectadas em Alberto Moreira, Ibitu e Prata. No mesmo período, Taiúva teve 23 casos; Monte Alto teve 15, Olímpia 14 e Guará 37. Somente de 1º a 5 de setembro, o satélite identificou 19 focos de queimadas em Barretos e 4.051 no Estado de São Paulo.
MONITORAMENTO: O engenheiro ambiental Renan Freire Vianna, que atua em Colômbia, destacou que desde 2002 a referência para identificação é o Satélite Aqua. "Um determinado foco de calor pode ser identificado por mais de um satélite do Inpe e por isso muitas vezes os números são mais altos", declarou.
ALERTA: A Defesa Civil informou que focos de incêndio em coberturas vegetais têm aumentado pelo território paulista, principalmente nas regiões metropolitana de São Paulo, centro-oeste e noroeste do Estado. Segundo as informações, as principais causas detectadas nas queimadas urbanas são limpeza de terreno ou destruição de lixo com fogo, cigarros descartados acesos às margens de rodovias e soltura de balões. Os registros podem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros pelo 193 e Defesa Civil pelo 199.
Leia matérias relacionadas ao tema
VÍDEO: Produtora rural lamenta queimada: "trabalho destruído"
VÍDEO : Incêndio destrói área de vegetação no bairro Mais Parque