Em defesa do processo democrático
O Diário - 17 de abril de 2022
Em defesa do processo democrático
Compartilhar
As eleições de outubro ampliam o debate político no Brasil em geral e em Barretos em participar. No caso municipal, o lançamento de pré-candidatos a deputado estadual ou federal movimentam os bastidores, em que pese o fato das convenções partidárias - onde haverá a definição dos nomes - serem permitidas somente entre 20 de julho e 5 de agosto. Caberá a elas deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos à presidência da República e aos governos de Estado, bem como aos cargos de deputado federal e estadual.
Independente do calendário, os ataques ao processo eleitoral continuam e devem ser rechaçados pelos que defendem o estado democrático de direito. O livre exercício do voto, mais do que dever, é direito de todos.
As autoridades estão, ao que tudo indica, cientes do enorme desafio de conduzir o pleito neste momento do país. O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, frisou a importância da união entre os tribunais regionais e o TSE, citando a necessidade da "defesa do nosso processo democrático acima de tudo".
O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, ressaltou que a preocupação principal para as eleições 2022 é garantir a segurança e a paz das cidadãs e dos cidadãos.
- Não vamos aguçar o circo de narrativas conspiratórias das redes sociais, nem animar a discórdia e a desordem, muito menos agendas antidemocráticas, declarou.
Ao eleitor cabe a observação atenta da conduta dos próprios candidatos no processo eleitoral, lembrando sempre que o exercício do voto é pressuposto da democracia.