O Estádio Fortaleza
importacao - 20 de abril de 2021

O Estádio Fortaleza
Compartilhar
Datado dos anos 30, quando foi adquirida uma gleba no bairro que lhe emprestava nome, o atual Estádio Antônio Gomes Martins, que foi chamado de Fortaleza por muitos anos, é do Município desde 1976. O patrimônio foi adquirido pela Prefeitura, devido as dívidas do atual Barretos Esporte Clube, que nasceu fruto da fusão do antigo Barretos Futebol Clube e o Fortaleza Esporte Clube.
A municipalidade o assumiu devido as dívidas do BEC com o então INPS. Quitou o débito da equipe e ficou com o Estádio, que nos anos 90 foi batizado com o nome do atual patrono. Todavia, o nome Fortaleza ainda fica na memória do torcedor, que quando se refere ao local, o chama de "Antônio Gomes Martins Cabeça", o Fortaleza.
A história nos conta, que após a fusão das duas equipes antigas - BFC e FEC, em 1960, o nome da nova equipe passaria a ser Barretos Esporte Clube e o Estádio, Fortaleza, mantendo-se assim o nome das duas agremiações extintas. As cores escolhidas foram as da Cidade: verde, vermelho e amarelo (tricolor), mas também adotou-se a cor branca, considerada neutra. Então, ficou o estigma: Tricolor de Quatro Cores, como também nos remetendo e lembrando com uma bela pitada de humor, à Banda Trio Los 4.
A inauguração do Estádio Antônio Gomes Martins Cabeça - Fortaleza, aconteceu no dia 7 de setembro de 1939, quando o Grêmio Literário e Recreativo venceu o Fortaleza por 2 x 1. Com grama natural, o Estádio oficialmente tem capacidade para 13.007 lugares. Porém, com as novas normas de segurança e espaços para a acomodação destinados para cada torcedor, individualmente, torna-se impossível imaginar que caiba tantas pessoas assim.