Gesto concreto no Domingo de Ramos
O Diário - 10 de abril de 2022
Gesto concreto no Domingo de Ramos
Compartilhar
Gesto concreto da Campanha da Fraternidade, a Coleta Nacional da Solidariedade é realizada em âmbito nacional, anualmente, no Domingo de Ramos. Em 2022, acontece hoje de forma mais intensificada.
Os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que têm contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena. Do total arrecadado na Coleta para a Solidariedade, 60% fica na própria diocese e é gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade, que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.
Em 2021, o Fundo Nacional de Solidariedade destinou mais de dois milhões de reais para 94 projetos de entidades sociais, sem fins lucrativos, relacionados a questões emergenciais como a segurança alimentar, geração de renda e a prevenção da pandemia de Covid-19.
Bispo, padres, religiosos, lideranças leigas, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores da Campanha da Fraternidade em suas comunidades, paróquias e dioceses.
O secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, convida os fiéis ao gesto concreto:
- Neste tempo de jejum, oração e caridade, a Campanha da Fraternidade nos dá a chance de refletir e rezar pela educação. Na celebração do Domingo de Ramos faça uma doação na sua comunidade, afirmou.
A Igreja espera que todos participem oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades, pois "ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da vida".