A ação fundamental da situação
O Diário - 6 de dezembro de 2024
A ação fundamental da situação
Compartilhar
Todo agente político sabe bem que muitas vezes é mais fácil convencer a oposição que atender “todas as demandas” da situação. Não é somente questão de custo, mas sempre de valores. Por isso, muitas vezes, é tão difícil ser situação e é mais fácil fazer oposição.
O caso barretense pede uma reflexão atenta, porque o eleitor decidiu colocar no executivo um especialista na “arte de venda”. O prefeito eleito Odair Silva fez administração, plantou árvores e escreveu um livro. Entretanto, passou a vida profissional “dialogando” com clientes, assimilando suas necessidades e oferecendo alternativas para “atender o mercado, a demanda e as expectativas”. Um vendedor de propaganda é antes de mais nada um “ser cheio de esperança e paixão”. Nunca tem sucesso sem promover confiança e apresentar resultados.
A missão do novo chefe do executivo está bem próxima da ação fundamental do bom vendedor, cuidando agora não mais de um cliente isolado, mas da população inteira. A essência está em saber ouvir e falar, discernindo com habilidade quando o momento pede “escuta” ou quando exige bradar. Nunca trocar os tempos e as ocasiões.
Mesmo sem vivência parlamentar e na administração pública, Odair Silva toma posse em 2025 “qualificado” para direcionar o papel da situação para a transformação. A negociação será sempre fortalecida por argumentação inteligente, habilidosa e eficiente. Uma lição do professor Humberto Dantas - comentarista político da Rede Vida – enfatiza que “viver nas cidades é, em linhas gerais e a despeito de certas diferenças em termos de diversidade, viver junto”. O prefeito eleito tem no conceito de “viver junto” o seu roteiro para comandar a situação, considerar os elogios e críticas e pontuar as políticas públicas com consciência, coragem e competência.