Esqueci minha senha
A CNBB e a audiência com os candidatos

O Diário - 11 de fevereiro de 2022

A CNBB e a audiência com os candidatos

A CNBB e a audiência com os candidatos

Compartilhar


A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou protocolo para as audiências com os candidatos aos cargos eletivos que a procurarem. O material foi enviado aos bispos "no desejo de que, em contínua aprendizagem, consigamos atravessar o período eleitoral contribuindo para o bem comum, com especial atenção aos mais fragilizados e evitando, dentro do possível, as sequelas da divisão e do pecado".

 

São 11 pontos que direcionam a instância da Conferência responsável pelos atendimentos, conforme o cargo em disputa e definem uma espécie de roteiro para as visitas dos candidatos.

 

Os candidatos à Presidência da República, por exemplo, serão recebidos pelo presidente e pelo secretário-geral da CNBB. Os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados serão atendidos, preferencialmente, pelas Presidências dos Regionais, as quais também devem acolher os pedidos de audiência feitas por candidatos aos governos e parlamentos estaduais.

 

A presidência da CNBB buscará abordar durante a conversa com todos os candidatos os mesmos pontos: Acordo Brasil Santa-Sé; defesa da Casa Comum; defesa da Democracia; defesa do verdadeiro Estado Laico; defesa integral da vida; Economia de Francisco; Educação; Pobreza, exclusão e justiça social.

 

Serviço costumeiramente realizado pela entidade, tanto em relação a candidatos, quanto a autoridades, as audiências são importantes momentos para a construção do bem comum, fortalecendo o diálogo da Igreja com a sociedade.