Esqueci minha senha
A dica do padre e o mito de Procusto

O Diário - 31 de dezembro de 2024

A dica do padre e o mito de Procusto

A dica do padre e o mito de Procusto

Compartilhar


O padre Emerson da Silva pregou no Santuário da Vida, durante missa transmitida ao vivo pelo Canal da Família, sugerindo como penitência natalina “não lavar a roupa suja durante as festividades até o ano novo”. O período de confraternização deve unir, aglutinar, perdoar, deixando de lados as divergências políticas, as acusações pessoais e provocações imprudentes. “A preocupação no natal e réveillon deve ser a união das famílias. Fazer uma história de união e harmonia na família”, frisou. A Noite das Famílias no centro Paulo Prata completou com arte, oração e louvores a linha orientadora do padre da paróquia de São Benedito para os barretenses.

O fim do ano permite lembrar a metáfora do mito do leito de Procusto. A síndrome de Procusto faz referência às pessoas que não hesitam em discriminar e até mesmo em perseguir quem é superior a elas em talento e habilidades. São pessoas que não progridem e nem deixam os outros progredirem, com perfis frustrados ou autoestimas muito frágeis, e que estão presentes em muitos ambientes cotidianos. Alguns sinais da Síndrome de Procusto são:— Não comemorar o sucesso e as conquistas dos colegas. — Aversão a desafios. — Boicote de ideias e desmotiva os outros. — Age de maneira ríspida frente às opiniões alheias. A cama para o grande era sempre pequena. A cama para o pequeno era sempre grande. Não permitir a manipulação de dados, atentar para dificuldades e encontrar posturas criativas e ousadas são essenciais para os tempos atuais de superação do mito de.

As recomendações para as celebrações natalinas e de final de ano apontam para o despertar da fraternidade no interior das famílias. A “penitência” é descartar o mito de Procusto para valorizar a amizade, o perdão e a tolerância, a contínua ação de encontrar soluções justas, éticas e inteligentes para os diferentes problemas.