Esqueci minha senha
A estância turística como empregadora

O Diário - 7 de agosto de 2024

A estância turística como empregadora

A estância turística como empregadora

Compartilhar


O saldo positivo de emprego formal em junho foi de 43 novas vagas, resultado de 1.346 admissões e 1.303 desligamentos. Em seis meses de 2024, a Estância Turística de Barretos totalizou 9.111 admissões e 8.172 desligamentos, gerando saldo positivo de 939 novos empregos formais.

Entre janeiro e junho, Barretos criou 122 vagas no agronegócio, 188 nas indústrias, 220 na construção civil, 19 no comércio e 390 em serviços. Os dados apontam para um estoque de emprego formal da ordem de 35.722 colocações, inclusive 16.645 no segmento de serviços.

A geração de empregos formais é uma exigência social, resultado do desenvolvimento, do crescimento e das articulações políticas, econômicas e culturais. Os dados apresentados pelo governo federal têm caráter oficial, indicando como a geração de empregos aparece no movimento mensal. Rio Preto registrou saldo positivo de 4.819 vagas, superando Ribeirão Preto com 4.688 no primeiro semestre.

As atividades de saúde, de educação e lazer proporcionam consolidação de novas vagas formais barretenses. Os eventos permitem atrair visitantes, ampliando o leque de prestação de serviços, gastronomia e hospedagem. Em agosto, a festa de Os Independentes é fonte importante de “trabalho temporário”, mas dinâmico e rentável.

Em se considerando as mudanças tecnológicas, as exigências de qualificação e capacitação para atendimento de demandas inovadoras, Barretos precisa pensar sempre em “traçar políticas públicas” para alternativas criativas na geração de empregos. A visão deve ser estratégica, lógica e prática, observando as portas abertas pelo turismo, os caminhos do tratamento oncológico e as promoções musicais populares e sertanejas.

Os planos de emprego e renda superam o campo das promessas de campanhas, porque devem ser colocados nos compromissos dos candidatos ao executivo e ao parlamento municipal.