Esqueci minha senha
A força econômica e produtiva regional

O Diário - 17 de julho de 2024

A força econômica e produtiva regional

A força econômica e produtiva regional

Compartilhar


A regional de Barretos ocupa o 1º lugar no ranking das 40 unidades paulistas do Valor da Produção. A força do agronegócio envolve a produção de cana, açúcar e álcool, englobando uma diversidade ampla e dinâmica, com gado de corte e leiteiro, nelore e angus, granjas de frango e suínos, borracha, laranja, milho e soja, hortas familiares e amendoim. Há áreas com irrigação e rotação de cultura. Em 2023, a região produziu 70,8 mil toneladas de milho. Os dados de 2024 não foram divulgados oficialmente.

As estradas rurais são vicinais asfaltadas – Alberto Moreira, Três Barras, Ibitu e Contendas – ou em terra batida com constante conservação. O trânsito intenso de caminhões de cana exige aplicação de “linhaça” no terreno, mantendo o solo úmido e reduzindo a poeira vermelha. As cacimbas estão ao longo da estrada rural, funcionando como bacias de detenção das águas de chuva.

A pujança do campo deve ser conhecida pela comunidade, ser roteiro de atividades escolares e pedagógicas, com a promoção crescente de estudo, de pesquisas e de conhecimento sobre valores, tradições e potenciais do município. Os aspectos culturais, gastronômicos e produtivos podem ser alinhados também com perspectivas de turismo, de lazer e esportes, incluindo ciclismo, motociclismo e cavalgadas.

Em função do êxodo rural, diante da mecanização agrícola, o aumento da produtividade a partir de moderna tecnologia, a zona rural barretense oferece indicadores para empreendedorismo, estratégias inovadoras e planejamento político e social, abrindo novas janelas para desenvolvimento, crescimento e rentabilidade, emprego e renda.

Para efeito de registro histórico, o valor da Produção Agropecuária da região de Barretos em 2023 foi de R$ 8.428.578.117,07, representando 5,3% do Estado de São Paulo.