Esqueci minha senha
A OAB e a ferrovia

O Diário - 18 de julho de 2024

A OAB e a ferrovia

Mario Luiz Ribeiro - Advogado, professor universitário, Mestre e Doutor em Direito - e-mail: [email protected]

Compartilhar


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Estado de São Paulo, seguiu os trilhos do trem.

A história do povo bandeirante, que abriu uma picada pela mata adentro desbravando o sertão, trouxe consigo a Companhia Paulista de Estrada de Ferro (CPEF).

A CPEF foi a primeira ferrovia do país a ser instituida sem capital estrangeiro. Nasceu em 1868, fundada por cafeicultores e negociantes que precisavam escoar a produção do interior do estado para a Capital e para a exportação, através do Porto de Santos.

Em 1872 foi inaugurado o seu primeiro trecho, entre Jundiaí e Campinas e, após ampliações, chegou a Rio Claro e continuou sua expansão até os limites do estado. Em 1930 a CPEF totalizava 1.475 quilômetros de linhas férreas.

Foi exatamente neste ponto que se inicia a História da OAB.

A OAB foi criada em 1930 e implantada no Estado de São Paulo em 1932, se multiplicando no interior, dividindo sua administração em Subseções.

Cada uma dessas fora implementada em ordem numérica que seguiu exatamente os caminhos da estrada de ferro.

Basta observar que, as primeiras sete Subseções seguiram exatamente os caminhos do leito da CPEF: 1ª Subseção, São Paulo-Sé; 2ª Subseção, Santos; 3ª Subseção, Campinas; 4ª Subseção, Rio Claro; 5ª Subseção, Araraquara; 6ª Subseção, Jaboticabal; 7ª Subseção, Barretos.

Com relação à 7ª Subseção, ela foi criada inicialmente em Bebedouro, sendo dai seus primeiros Presidentes e tinha, na origem, três subsedes, Barretos, Olímpia e Pitangueiras.

Bebedouro antecedia Barretos na sequência da linha férrea. No entanto, com o decorrer do tempo, Barretos, ponto final da ferrovia, quase chegando à divisa com Minas, passou a ser o desembarque de muitos mercadores e mascates, e assim o afluxo de pessoas, capital e consequentemente mais Advogados, e foi este ponto extremo da linha do trem que acabou ganhando forças para atrair a sede da 7ª Subseção para Barretos.  Enfim, a Advocacia veio com a coragem Bandeirante, seguindo o desenvolvimento da ferrovia!

Mario Luiz Ribeiro

Advogado, Doutor em Direito e professor

e-mail: [email protected]