A pauta do legislativo em 2025
O Diário - 4 de janeiro de 2025
A pauta do legislativo em 2025
Compartilhar
A posse dos vereadores para nova legislatura e a eleição da mesa da edilidade barretense revelaram ambiente político articulado, abrindo expectativa positiva para a Câmara em 2025. Luís Paulo Vieira "Lupa" era presidente da legislatura passada, disputando a reeleição e obteve uma vitória nas urnas. O desempenho eleitoral o credenciou a iniciar 2025 como presidente, recebendo 14 votos de seus companheiros de Casa. Ricardo Rocha, o Bodinho do PP, foi o mais votado para Vice-Presidente, com 15 votos. O pastor Jonathas Lazzarotto foi eleito 1º Secretário e Itamar Alves será 2º Secretário. Ambos do PSD e com unanimidade de apoio.
Todo início de legislatura aponta uma expectativa diferente e dinâmica. Em primeiro ano de mandato, o vereador estreante deve conhecer o regimento interno, compor as comissões e assimilar a missão legislativa, inclusive em relação ao executivo, projetos e
Emendas. O vereador experiente tem que se atentar para as mudanças internas políticas e partidárias, notando a dinâmica transformadora de fatos políticos, semelhante às nuvens no céu.
Os 17 vereadores – com ou sem cargo na mesa – são “agentes políticos” ocupando cadeiras na Casa do Povo. A tarefa prioritária será de “ser voz” – portanto parlar – tanto no interior do parlamento como na vida comunitária.
A questão econômica tem novos traços, porque além de fiscalizar os gastos do executivo, o vereador ganhou possibilidade de alocar recursos específicos para diferentes áreas, especialmente saúde e educação. Todos os vereadores eleitos e empossados têm a legitimidade de voto, sem compromissos com o desenvolvimento barretense e responsabilidade pelo crescimento social e econômico. Todo vereador barretense é chamado a praticar o conselho de Ruy Barbosa, de não substituir a fé pela superstição e nem a realidade pelo ídolo.