A retomada da Festa do Peão de Barretos
importacao - 28 de agosto de 2021
Tininho Júnior
Compartilhar
A associação Os Independentes dá exemplo positivo ao realizar, pelo segundo ano consecutivo, a Festa do Peão de Barretos em formato online.
Ciente da impossibilidade do modelo tradicional, que reúne perto de um milhão de pessoas ao longo dos 11 dias, a proposta foi ampliar a live que foi sucesso em 2020.
Desde quarta-feira (25), o Parque do Peão sediou provas cronometradas, montarias da PBR e shows de artistas consagrados, mantendo viva a chama da Festa de Barretos.
Se é muito difícil mensurar o impacto econômico pela não realização do formato presencial para a própria associação Os Independentes, quase impossível calcular as perdas para os mais diversos setores num raio de cerca de 100 km de Barretos.
Os organizadores estimam que, tradicionalmente, a Festa gere, no mês de agosto, mais de 5 mil empregos, diretos ou indiretos, no Parque do Peão e na cidade. Com a realização da live, mas em escala bem menor, o evento também contribuiu com a economia do município.
- Barretos sente muito o impacto de não ter uma Festa do Peão gerando empregos e renda. Mesmo com a live, conseguimos trazer um pouco dessa movimentação econômica numa escala bem menor, mas que já é um respiro pra muitas famílias, afirma o presidente Jeronimo Muzetti.
A estimativa é de cerca de 100 empregos gerados diretamente para montagem de estrutura e organização do rodeio e shows online. Entre as funções contratadas estão brigadistas, seguranças, atendentes de credenciamento, limpeza e apoio. Equipes que atuarão na transmissão e ações também movimentam hotéis e pousadas na cidade.
Os sinais de retomada com realização da Festa, ainda que de forma tímida pelo formato online, permitem sonhar com dias melhores em 2022.