A semana de valorização de Barretos
O Diário - 18 de agosto de 2024
A semana de valorização de Barretos
Compartilhar
Barretos celebra aniversário de fundação no próximo domingo, dia 25 de agosto. A data recorda a doação das áreas feitas pelas famílias Barreto e Librina para o patrimônio do Divino Espírito Santo. Um poema de Nidoval Reis que inspira a abertura da semana comemorativa aos 170 anos de Barretos:
Primeiro houve a floresta e nas clareiras, a taba do valente guarani.
Ao longe o marulhar das cachoeiras e o canto singular da juriti.
Depois veio o caboclo e das palmeiras esbeltas, que se erguiam aqui e ali,
Tirou vigas, esteios, cumeeiras; plantando esta cidade onde nasci.
E agora, quem a vê na sinfonia, do labor incessante, dia a dia,
Crescendo, mais e mais, sempre altaneira, bendiz minha Barretos bandeirante
Que sabe, em seu orgulho edificante, honrar a grande pátria brasileira!
O legado histórico cultural deixado pelo jornalista Ruy Menezes traça um conceito de “desenvolvimento espiral”, com a evolução transformadora barretense em curvas e etapas.
O aniversário barretense está anualmente, em agosto, envolvido pela promoção de Os Independentes. O evento tem a dimensão internacional, ajuda inclusive a projetar Barretos num contexto nacional e global. Barretos é muito mais conhecido por “taxistas da capital” que diferentes centros, até maiores e mais populosos. As comemorações dos 170 anos de fundação de Barretos implicam o discernimento comunitário, no aprimoramento do seu lema “somos todos irmãos” e desenvolvimento de uma cultura de justiça, liberdade e democracia.
Ano eleitoral oferece oportunidade para “debates profundos, objetivos e verdadeiros” sobre o crescimento econômico e social. Um desafio que requer cidadania, bairrismo e “orgulho edificante”.