Esqueci minha senha
ABC apresenta mostra “Barretos nas lentes do tempo”

Adelaide Lavanini - 15 de agosto de 2024

ABC apresenta mostra “Barretos nas lentes do tempo”

ABC apresenta mostra “Barretos nas lentes do tempo”

Compartilhar


A Academia Barretense de Cultura a convite da Comissão de Produção Artística, Patrimônio e Memória Cultural da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos “Dr. Paulo Prata”, apresenta até 30 de agosto, a mostra “Barretos nas Lentes do Tempo", que busca revisitar imagens representativas da história de Barretos e de alguns de seus personagens, propondo uma ponte entre passado e presente, para refletir sobre como a cidade evoluiu do começo do século XX até o início do século XXI.


A Mostra foi preparada pela pesquisadora e acadêmica Sueli Fernandes e integra a programação da ABC em comemoração ao 170º. Aniversário de Barretos. As imagens selecionadas contam histórias, mas os suportes que as apresentam também.



O inesquecível monóculo, cujo auge foi na década de 1970, será utilizado para que os visitantes apreciem imagens de acontecimentos históricos e personagens relevantes na história da cidade. A presença dos monóculos permite que os mais velhos vivam um momento de nostalgia e apresenta uma nova experiência ao público mais jovem. O monóculo é uma peça fabricada em PS (Poliestireno) injetado, um tipo de plástico, com formato cônico, em uma extremidade é colocado uma imagem (foto) e na outra extremidade uma lente de aumento para visualização.

No passado foi muito usado como souvenir, em viagens de turismos, para fotos de família, e, especialmente, como lembrança de circos. Além dos monóculos, a mostra conta com 16 painéis fotográficos que retratam a cidade em diferentes momentos históricos, comparando uma foto de início do século XX e uma do século XXI, para que os visitantes reflitam sobre as transformações e a evolução da cidade. Contar boas histórias por meio das fotos é o objetivo da mostra, para a curadora Sueli Fernandes “é recompensador quando uma imagem faz emergir sentimentos nos visitantes”.