ABC comemora 41 anos com palestras e declamações de estudantes
Adelaide Lavanini - 1 de maio de 2024
ABC comemora 41 anos com palestras e declamações de estudantes
Compartilhar
Sábado serão eleitos quatro novos acadêmicos que irão se juntar aos 36 membros atuais
A ABC (Academia Barretense de Cultura) completa hoje, dia 1º de maio, o seu aniversário de 41 anos de criação na cidade de Barretos. Atualmente integrada por 36 acadêmicos das 40 vagas disponíveis, a academia presidida pela professora aposentada e escritora Rosa Carneiro, agendou duas palestras para comemorar a data.
De acordo com a programação de aniversário, a primeira palestra será ministrada pelo médico psiquiatra dr. André Petroucic que irá abordar o tema “Psicologia na Cultura” e logo após será a vez da musicista Denise Correa que irá falar sobre “Arte e a Cultura do Passado”. E fechando a programação alunos das escolas de Barretos fazendo declamações.
Sobre o aniversário da ABC, a presidente Rosa Carneiro disse que ao longo destes 41 anos a academia transmite cultura com textos publicados no jornal e com entrevistas, com atividades nas escolas, exposições de pintura, cinema, concursos culturais e a música. “A ABC envolve muitas atividades de cultura, entre elas, as exposições preparadas pela Conceição Borges e os filmes nacionais que são apresentados mensalmente pelo Marcos Diamantino. E a cada dois anos temos o lançamos de um livro por pessoas que gostam de escrever e temos todos os anos o concurso de contos Jorge Andrade que recebe inscrições de pessoas do Brasil e do mundo”, explicou Rosa Carneiro.
Sonhos
Para marcar este 41 anos, a presidente Rosa Carneiro afirmou que tem como sonho, a instalação de um toten da ABC na cidade de Barretos e de mudança para uma nova sede. “É um totem que vai ficar bem feitinho, mas só que é caro. Estamos tentando aqui e ali, e falta um local para instalar o nosso totem que estamos vendo com a prefeita Paula Lemos. É um sonho antigo, antes mesmo de eu ser presidente”, afirmou.
A acadêmica disse que neste ano também pretende mudar a ABC de endereço em sua gestão, relatando que o acervo tem 7 mil livros. “Temos livros que só a gente tem. A nossa sede é muito importante para nós”, destacou.
Novos integrantes
Para completar as quatro vagas existentes na ABC, sendo duas para suprir as cadeiras deixadas pelos acadêmicos falecidos José Antônio Merenda e José Vicente Dias Lemes, além de outras duas onde os ocupantes pediram desligamento, será realizada a eleição no sábado, dia 4, às 9h. “Nós recebemos seis inscrições e quatro serão eleitos em votação pelos acadêmicos”, afirmou Rosa.