Esqueci minha senha
ABC doa quadro histórico em comemoração aos 170 anos de Barretos

Adelaide Lavanini - 7 de agosto de 2024

ABC apresenta mostra “Barretos nas lentes do tempo”

ABC doa quadro histórico em comemoração aos 170 anos de Barretos

Compartilhar


A ABC (Academia Barretense de Cultura) entrega hoje (7), a partir das 20 horas, na Estação Cultura, um quadro alusivo à inauguração do tráfego da Linha Paulista de Bebedouro a Barretos, de 25 de maio de 1909. A acadêmica Cacilda Merenda informou que o quadro foi confeccionado a partir de imagens do livro “Causa Demarcatória- Bagagem e Olhos D´Água”, escrito pelo Capitão José Severino de Almeida em 1912 e que traz os proclamas e outros documentos alusivos ao tema.

Imagens foram retiradas do livro com data de 1912


Segundo Cacilda, o acadêmico José Antônio Merenda deu início à confecção do quadro e entregou na gráfica o material para impressão. No entanto, o saudoso Merenda morreu em novembro de 2023 e não finalizou o trabalho.  “Foi uma grande surpresa, ele havia comentado que queria dar esse presente para Barretos, mas veio a doença e o tratamento e tudo ficou esquecido”, disse. Conforme Cacilda, a maior surpresa foi saber que o trabalho estava pronto na gráfica em forma de quadro.



“É uma obra maravilhosa com todos os proclamas da inauguração, uma relíquia para o barretense e o turista e para todos que gostam da história da linha férrea”, comentou. A obra será uma doação da ABC para a Estação Cultura e um presente para Barretos pelos 170 anos.  “O livro também é uma relíquia, acredito que só nós temos, está com as páginas amareladas e guardado com muito carinho”, disse Cacilda. Após a inauguração, o quadro histórico poderá ser apreciado pelo público na Estação Cultura.

Cacilda Merenda comentou sobre a relíquia deixada por Merenda