Esqueci minha senha
Ação para evitar novas tragédias na construção civil

importacao - 5 de outubro de 2021

Ação para evitar novas tragédias na construção civil

Ação para evitar novas tragédias na construção civil

Compartilhar


A morte de trabalhador da construção civil, em obra particular no bairro Mais Parque, ocorrida recentemente em Barretos, é apurada pela Polícia Civil, através de inquérito de homicídio culposo. Segundo o boletim de ocorrência, uma viga de aproximadamente quatro metros de altura caiu sobre parte do corpo de um servente de pedreiro.

 

A tragédia, que tirou a vida do trabalhador de 31 anos, motivou manifestações de órgãos que atuam no setor, seja de profissionais ou de trabalhadores.

 

Nesta semana, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) iniciou força-tarefa de fiscalização do exercício profissional em Barretos, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Pitangueiras, Terra Roxa, Viradouro, Olímpia, Altair, Cajobi, Guaraci e Severínia. Com caráter orientativo e preventivo, a ação tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas.

 

Até o dia 8 de outubro, a ação terá como foco obras da construção civil, loteamentos, empresas especializadas em energia solar fotovoltaica, prefeituras, usinas de açúcar e álcool, aeroporto, entre outros.

 

De 2015 a 2020, as fiscalizações do Crea aumentaram cerca de 300%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização, com pesquisas e apurações remotas antes dos agentes fiscais irem a campo e, também, à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o Estado.

 

O Crea é responsável por fiscalizar o exercício profissional, garantindo que exista sempre um responsável técnico habilitado e registrado à frente das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências.

 

O acompanhamento de profissionais devidamente habilitados em obras particulares ou públicas, é condição necessária para a segurança de todos. Uma medida fundamental para evitar novas tragédias, como a ocorrida em 17 de setembro de 2021.