VÍDEO: Adestrador mostra importância de relação saudável entre cães e donos
Adelaide Lavanini - 29 de julho de 2023
Compartilhar
Treinamento básico desenvolvido por Lucas Mauro Felipe facilita convivência
O adestramento de cachorro é uma prática essencial para criar uma relação saudável e harmoniosa entre humanos e os animais. Mais do que simplesmente ensinar comandos, é um processo que cria ferramentas para o dono ter harmonia e vínculos verdadeiros com seu cão ao longo de sua vida. O barretense Lucas Mauro Felipe descobriu no adestramento a possibilidade de ter um cão sem ter problemas, mesmo vivendo na cidade. “Em minha infância sempre tive problemas com cachorros, mas depois de morar um tempo sozinho para estudar, senti a necessidade de me dar outra chance”, disse.
Segundo ele, os animais faziam necessidades em locais inadequados, comiam sapatos e fugiam de casa. “Ficava pensando o que estaria errando se era eu quem cuidava, dava ração e remédios mas no fim o cachorro só respeitava ao meu pai, que nem morava comigo”, lembrou. Engenheiro civil de formação, Lucas iniciou sua conexão com os cães assistindo vídeos no Youtube e, posteriormente, aulas e cursos profissionalizantes. “Entendi que o cão é um animal de hierarquia e que se o meu fugia é porque não sentia uma relação forte comigo”, definiu.
Princípios básicos
O adestramento permite ao dono ferramentas para ter um cão que se adeque à sua vida. Para isso, Lucas desenvolveu seu trabalho com o “siga-me” -exercício primordial para criar uma relação com seu dono, andando junto do tutor mesmo sem coleira. PONTOS CENTRAIS: Três pontos determinam o tempo de adestramento: o perfil do cachorro (raça, idade, peso), perfil do dono e o espaço onde o animal é criado. “Criar um cachorro em espaço aberto é mais simples pois fará com que o “siga-me” aconteça de forma natural”, afirmou. “Quero entregar o cachorro o mais rápido possível para tanto ele quanto o dono serem felizes”, afirmou.
Padronização do adestramento
O treinamento disponibilizado por Lucas não foca habilidades como ensinar a pular, ficar de pé ou dar a pata. O objetivo é resolver problemas comuns como fazer necessidades fora do lugar, fugir de casa, latir muito e roer objetos. “O adestramento é inteligência, por isso tudo é feito junto do dono que precisa aprender a lidar com seu cachorro”, disse. O profissional explicou que além do “siga-me”, o cachorro deverá aprender o comando limitador e a soltar objetos. “Esses três itens são essenciais para ter o controle do seu cachorro, para assim dono e animal conviverem em harmonia”, destacou.
Conheça o profissional
Lucas é idealizador do FENRIR (Adestramento de cães a domicílio) e seu trabalho pode ser conferido no @adestramentobarretos no Tik Tok e Instagram e no (17) 9 9224-9035 (WhatsApp). Atualmente seu grande amigo e companheiro é o Manny um mestiço de pastor alemão.