Alerta sobre maior risco de aparecimento de escorpiões
Juliana Nogueira - 1 de fevereiro de 2023
ORIENTAÇÃO: Em caso de acidente por animais peçonhentos, como os escorpiões, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo
Compartilhar
O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) adverte sobre a possibilidade de maior ocorrência de escorpiões no estado de São Paulo, em virtude do clima quente e úmido ocasionado pelo verão. O órgão é ligado à secretaria da Saúde do governo paulista.
Em 2022, houve um aumento de 22% nos acidentes envolvendo escorpiões em relação a 2021, passando de 34,5 mil para 42,1 mil casos.
"A picada de escorpião pode ser letal, principalmente para crianças até dez anos de idade, por isso é preciso que a pessoa acidentada seja encaminhada à Unidade de Saúde o mais rápido possível, para tratamento adequado" esclarece Roberta Spínola, diretora da divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).
ORIENTAÇÃO
Em caso de acidente por animais peçonhentos, como os escorpiões, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento o mais rápido possível.
Escorpiões são aracnídeos que se proliferam em locais quentes e úmidos, além disso, entulhos, lixos e desorganização podem favorecer o aparecimento destes insetos.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>